Perguntas frequentes sobre sacos de dormir - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Na hora de dormir

Perguntas frequentes sobre sacos de dormir


Categoria: Equipamentos

Ter um saco de dormir bom, pode ser algo decisivo na sua expedição. Você pode dormir como uma criança ou pode ter a pior noite da sua vida. E acredite, sobre piores noites da vida, eu tenho muitas histórias que contar. Quando chega a hora de comprarmos o saco de dormir, sempre aparecem algumas perguntas:

Para que temperatura eu compro o meu saco de dormir?

Esta questão é um tanto ambígua, já que pessoas diferentes, tem diferente resistência ao frio. Por exemplo, habitantes dos trópicos tem menos resistência ao frio que habitantes da Sibéria, e não há nada a se fazer contra isso. Diferentes marcas e tipos de sacos de dormir trazem algo muito aproximado da realidade quando indicam para qual temperatura foram fabricados. Sempre levando em conta a sua prévia experiência com frio, aqui vai o conselho:

- Para desertos e lugares tropicais, prefira sacos entre 20 e 0ºC graus.

- Para zonas temperadas e florestas de coníferas, prefira os limitados entre +5 e -5ºC.

- Para montanhas médias, -8 e -15ºC.

- Para montanhas de altitudes ao redor de 6000 metros, -15 e -20ºC, e para expedições polares ou às grandes montanhas do Himalaya, prefira os de -20 a -40ºC.

Contudo, eu uso um de -15 para montanhas no Himalaya e um de -5 para montanhas nos Alpes e Andes... como eu disse, tudo depende da experiência prévia com frio e da sua própria resistência ao frio.
 

Qual deles eu compro? De fibra sintética ou de plumas de ganso?

Esta é uma longa história, para que você entenda melhor, leia sobre cada um deles e compare por você mesmo.
 

A Pluma

A pluma, plumón, duvet, goose down, ou seja lá como você quiser chamá-lo, ainda continua sendo o melhor isolante térmico existente. A pluma é mais leve, resiste mais, se compacta e se expande mais e isola melhor do frio, comparando com as fibras sintéticas. Contudo, a pluma perde todas suas qualidades e fica mais pesada quando se molha.

Plumas são as penas mais leves e delicadas existentes no ganso. Boa parte delas se situa no peito do ganso. Geralmente, são obtidas de gansos de uma raça de origem alemã, chamada Endem. Cada ganso, produz a média de 300 gr de plumas por ano. Quando eu digo "produz", quero dizer que alguém pega o pobre ganso à força e arranca as penas com cera ou à mão. Para esses 300 gr de plumas, é necessário repetir o processo 5 vezes por ano, isso explica porquê os sacos de dormir de plumas de ganso são tão caros.

No Brasil é muito difícil encontrar sacos de dormir de pluma de ganso. Uma boa opção são os fabricados pela empresa argentina Makalu, que podem ser encontrados por bons preços.
 

A Fibra Sintética

Polarguard Delta, Polar-loft, Thermolite Extreme, etc são exemplos de fibras sintéticas. As principais vantagens das fibras sintéticas sobre a pluma de ganso, estão no preço e na resistência maior à água. A qualidade delas avança a cada ano, mas ainda não chegou á capacidade que a pluma de ganso tem. Levando em conta o preço, é vantagem levar um saco de dormir de fibras sintéticas para um trekking longo ou uma montanha de clima não tão extremo assim.

Acho errado dizer que a pluma é melhor que a fibra sintética. Numa expedição no Himalaya, perdi um saco de dormir de plumas de ganso numa avalanche. Após muitas horas cavando com a pá, acabei encontrando ele 2 dias depois. Contudo, ele demorou outros 3 dias em secar. Aqueles 3 dias valeram ouro. Se fosse um saco sintético, eu não precisaria nem esperar, porém eu precisaria um saco mais pesado para ter um da mesma capacidade que um de plumas.
 

O que é Fill Power?

Quanto maior a capacidade de expansão da pluma de ganso, maior é a sua capacidade de isolamento. Muitas marcas, contém especificações como "Fill Power 500". O volume ocupado por uma onça (28.35 gramas) de plumas expandidas, neste caso, é de 500 polegadas cúbicas. Em resumo, isto é Fill Power, o volume, em polegadas cúbicas, ocupado por uma onça de plumas de ganso.

A média, para plumas comuns, é de 500, porém, existem plumas de origem húngara, que tem fill power de até 800. Isso é em decorrência à excelente seleção e qualidade das plumas. É claro, elas são mais caras.

Onde comprar?

A Loja AltaMontanha dispõe de vários modelos de sacos de dormir. Caso tenha dúvidas, não deixe de entrar em contato para adquirir um produto que atenda suas necessidades!

Texto: Maximo Kausch




Publicidade:


Serviços Especializados


Aventurista

Publicidade

Publicidade