Consertando um Camalot

0

Os camalots C4 da Black Diamond são os melhores equipamentos móveis ativos para escalada em rocha, entretanto, apresentam um problema crônico. Saiba como consertar o seu equipamento, assim que o problema aparecer!

Foto 1

O camalot, apesar de sua comprovado durabilidade, possui um problema crônico com seu pequeno cabo de aço que existe para ativar o sistema de molas das peças. Com o uso, estes cabos de aço são facilmente rompida, o que acaba deixando inutilizável sua utilização. A Black Diamond sabe deste problema e põe em disposição kits de reparo que não são encontrados com facilidade no Brasil – e se forem, não deve custar nem um pouco barato.

Foto 2

Ocorre que mesmo sem estes kits, não é difícil consertar este problema. O AltaMontanha.com mostra com o fazer usando apenas uma pequeno pedaço de corda de raquete de tênis, um alicate e uma faca (ou chave de fenda) aquecida.

Foto 3

Primeiramente você tem que retirar os restos do cabo de aço rompido(foto 1). Cuidado para não quebrar o cabo, deixando o orifício ´entupido´.

Em seguida, passe a corda da raquete de tênis perfazendo a mesma volta que o cabo original da Black Diamond fazia. Corte a corda, deixando aproximadamente um centímetro de sobra (foto 2).

Foto 4

Passada a corda, você já poderá verificar que o seu equipamento já voltou a funcionar, contudo, ainda poderia se soltar facilmente. Assim, pensamos num bom esquema para prender bem a nova cordinha. Para tanto, aqueça uma chave de fendo (foto 3) – ou uma faca – e vá encostando na ponta da corda da raquete de tênis, fazendo-a enrugar (foto 4) e deixando ela com uma espessura mais larga de forma que não possa mais retornar pelo buraco do CAM (foto 5).

Foto 5

Pronto, seu camalot está novinho e pronto para usar (foto 6), com a vantagem ainda de que ficou mais resistente. Tudo isso acaba custando muito pouco, até porque você pode usar uma corda velha de raquete de tênis, que são descartadas pelas lojas que fazem a manutenção delas.

Foto 6

Um toque a mais:

O montanhista Maurício Clauzet – o Tonto – nos enviou um toque com relação a espessura da corda de raquete de tênis. Segundo ele, não é todo fio de raquete que serve no furo original do Camalot, pois existe uns mais finos e outros mais grossos.

Ele recomenda para que antes de comprar o fio, levar o Camalot, já sem o arame original, na loja e experimentar se o tamanho é compatível!!!

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Comments are closed.