Guia de Escalada em Rocha de Ponta Grossa

0

O guia de escalada de Ponta Grossa traz dicas, croquis, fotos e todas as informações necessárias para escalar na região de Ponta Grossa, seja na Cachoeira São Jorge, Buraco do Padre, Setor Macarrão ou Dolina Grande.


Por Lilian Massuqueto

Ponta Grossa tem recebido escaladores de toda parte do Brasil. Não estou exagerando, esta simpática cidade oferece locais para escalar bem próximo ao centro urbano, são aproximadamente 30 minutos de carro para chegar ao São Jorge ou um pouco mais para o Buraco do Padre. E estes locais oferecem além de boa escalada, cachoeiras, trilhas, fendas, cavernas, enfim, é diversão garantida, tanto para os fanáticos escaladores ou para quem curte fazer outras coisas além de escalar…

A escalada em Ponta Grossa surgiu em meados de 1992, e desde então vem crescendo a cada ano. Atualmente são 4 principais locais de escalada, totalizando 91 vias em rocha arenítica:

Cachoeira São Jorge – além de apresentar um visual cênico incrível e possuir várias quedas e piscinas naturais, o local conta com 45 vias para todos os gostos. Predominam vias técnicas, mas tem também tetos incríveis.

Buraco do Padre – lugar alucinante, onde uma cachoeira despenca dentro de uma furna que pode ser acessada facilmente a pé. A maioria das vias localiza-se num bloco que tem uma parede laranja linda, com vias que desafiam até os mais fortes. Mas também é onde estão as vias para iniciantes, como a Mulheres, um 5º de 20m de altura com visual lindo;

Setor Macarrão
– este setor pertence ao Buraco do Padre, por se localizar nas suas imediações. É o local mais frequentado atualmente, com vias boulderísticas, negativas e com agarras enormes. Há duas paredes, que chamamos de setor 1 e 2. O setor 1 apresenta uma negatividade que permite escalar em dias de chuva (bom né!) e o setor 2 apresenta vias altas com até 28 m de altura. Calma, há graus para todos os gostos! Os dois setores apresentam base retinha e à sombra, quer algo mais?

Dolina Grande – local pouco conhecido, e ainda pouco explorado, mas que apresenta a via mais alta de PG, a Pala Atenas, com cerca de 65 metros de altura dividida em 4 enfiadas. Com certeza uma via para poucos, já que uma das cordadas é um IXc nervoso.

Bom, tudo isso e muito mais você pode encontrar no recém lançado Guia de Escalada em Rocha de Ponta Grossa, feito com o objetivo de organizar, registrar e informar sobre as escaladas no município. O Guia traz croquis sobre fotos, equipamentos necessários para cada setor de escalada, informações de acesso e infra-estrutura, cuidados com o meio ambiente, informações gerais sobre escalada e sobre o município, além de muitas fotos.

Contou com o patrocínio da  Solo Esportes Radicais, Resseg, Conquista, Campo Base, Alto Estilo, 5.13, Curtlo, Vertical Altas Soluções, Flora Quatro Ventos e Alpen Pass. Recebeu apoio da Adega Porto Brazos e Editora Marumby, estando com registro do ISBN.

Pode ser encontrado na Solo em PG, na Campo Base em Curitiba ou pelo blog: grupoescaladacidadepedra.blogspot.com

Guia de Ponta Grossa – 1ª Edição/2010

Autores:  Lilian Massuqueto e Fabio Barros
Páginas: 76 coloridas
Formato: 10 x 15 cm
Editora: Marumby

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Comments are closed.