No teto do mundo: memórias do alpinista brasileiro Rodrigo Raineri

0

Livro relata as expedições aos maiores picos do mundo, conquistas e perdas do esportista brasileiro que atingiu o cume do Everest duas vezes, até agora.

A editora LeYa Brasil lançou em setembro de 2011 o livro “No teto do mundo”, as memórias de um dos mais conhecidos e respeitados alpinistas brasileiros, Rodrigo Raineri, em parceria com o jornalista Diogo Schelp. Neste livro, Rodrigo relata como foram algumas de suas expedições mais difíceis e mais recompensadoras.

Tive de superar a minha própria montanha interna para, dois anos depois, poder estar ali, naquela barraca, pronto para pisar no teto do mundo pela primeira vez – mas não a última.

Para nós, ocidentais, a maior montanha do mundo é conhecida como monte Everest, mas para os tibetanos e nepaleses essa formação rochosa, coberta de neve e com altitude de 8.848 metros é chamada de Chomolungma, a “Deusa Mãe do Mundo”, que poucos e corajosos esportistas enfrentam. O paulista Rodrigo Raineri é um desses bravos que aventurou-se no dorso da Deusa Mãe por quatro vezes e, em duas delas, chegou ao topo.

Ao longo das paginas, é possível sentir o que é enfrentar a gigante gelada: avalanches com ondas brancas varrendo tudo pela frente a 90 hm/ h, nevascas com ventos polares cortando os paredões de gelo a 160 km/h. No Everest a sensação térmica pode chegar aos 70° C abaixo de zero.

O livro relata os esforços de Rodrigo para chegar ao cume do pico mais alto do planeta, a dor da perda de seu grande amigo e companheiro de expedições, o multiatleta Vitor Negrete, em 2006, a emoção de ver o mundo aos seus pés em 2008, a tentativa de voar do cume com um parapente, em 2011, e o desafio maior em uma escalada em situações extremas: voltar vivo!

A memória mais persistente, que brotava em meio às outras, lembrança sim, lembrança não, era a da minha última expedição ao Everest, em 2006. Foi quando perdi para sempre Vitor Negrete, o meu melhor parceiro e amigo por dezoito anos.

“No teto do mundo” é mais do que um livro de memórias, é um relato da capacidade humana de superar metas e obstáculos, sejam eles físicos ou emocionais. O livro mostra até onde a resistência e a persistência podem chegar: literalmente no topo do mundo.

Ficha Técnica

Título: No teto do mundo
Autores: Rodrigo Raineri com Diogo Schelp
Formato: 16 x 23 cm
Nº de Páginas: 304
Preço: R$ 34,90

Sobre os autores

Rodrigo Raineri nasceu em Ibitinga, SP, em 1969. Empresário, formado em engenharia pela Unicamp, e ex-professor de pós-graduação do Senac, é um dos alpinistas mais experientes e técnicos do Brasil. Em 2011, foi o primeiro brasileiro a escalar duas vezes, com sucesso, a mesma face do monte Everest. Liderou 11 expedições ao Aconcágua, chegando ao cume por seis vezes. Realizou sua primeira escalada aos 19 anos, e nunca mais parou. Possui vasta experiência em rocha, gelo e alta montanha. Em 2009, incorporou o parapente nos seus projetos: desceu voando após escalar o Mont Blanc, a maior montanha dos Alpes. Ministra palestras e treinamentos comportamentais, relacionando suas expedições com o mundo corporativo. Trabalha, desde 1994, com esportes de aventura e segurança do trabalho em altura na Grade6, em Campinas.

Diogo Schelp é jornalista e editor de Internacional da revista Veja. Já fez reportagens em quase duas dezenas de países. Como montanhista amador, esteve nas cordilheiras do Himalaia e dos Andes.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Comments are closed.