Review de equipamento: Mochila Deuter ACT Lite 40+10

0

A ACT Lite é uma linha de mochilas da Deuter que tem vários tamanhos e versões masculinas e femininas. Testei uma mochila com capacidade de 50 litros, a Deuter ACT lite 40+10, que é uma mochila semi cargueira. Veja abaixo o que achei:

Utilizei uma mochila Deuter ACT Lite 40+10 durante uma expedição guiada no Ojos del Salado, o vulcão mais alto do mundo localizado na fronteira do Chile com a Argentina. Trata-se de um lugar de altitude elevada (sempre acima dos 3 mil metros). É um lugar desértico, com lagoas salgadas, muitos vulcões e que venta bastante.
O uso foi durante as caminhadas de aclimatação, que foram muitas (Cerro Siete Hemanos – 4900 metros, Cerro Mulas Muertas – 5900 metros e Cerro Vicuñas de 6080 metros), além da própria escalada do Ojos del Salado que tem 6983 metros.
Nos dias em que usei enfrentei frio de montanha, embora na maioria das vezes o tempo estivesse bom. Em um dia apenas houve uma nevasca no fim de tarde.

Mochila Deuter ACT lite 40+10 – Fonte: Loja AltaMontanha

O que eu achei? (nota de 1 a 10)

Das fitas de ajuste da mochila? (10  ) 
Por quê? É uma mochila com poucos ajustes, mas com fitas laterais suficientes para, além de ajustar, ela possa servir para carregar algum equipamento, como isolantes térmico e outras coisas grandes e leves que podem ser levadas por fora na lateral.  Destaque para a fita de regulagem entre a tampa e a abertura superior da mochila, usada para comprimir carga neste local e que é muito útil.
Do conforto proporcionado pelo costado? ( 8  ) 
Por quê? O costado é bastante acolchoado, mas quente na maior parte do ano no Brasil. Isso acaba provocando um certo desconforto térmico ocasionado pelo suor nas costas. É também um costado com bom sistema de ajuste nas costas.

Mochila Deuter ACT lite 40+10 – Fonte: Loja AltaMontanha

 Dos bolsos externos? (  10  ) 
Por quê? Ótimos bolsos, com destaque para o bolso frontal para colocar capacete, ou uma blusa. As saias laterais são boas para colocar uma garrafa do tipo nalgene, sendo possível remove-las durante o uso sem precisar colocar a mochila no chão, tampa grande com porta chave e bolso na barrigueira, tudo de bom!
 Dos bolsos internos? (9  ) 
Por quê? O compartimento principal é dividido em 2 compartimentos, por um sistema de fechamento com zíper, local para armazenamento de água. É uma mochila com um bom tamanho para uma semi cargueira, tanto que realizei um trekking grande com ela.
 Da forma de aberturas e acessos ao interior? (8   ) 
Por quê? Apresenta dois acessos com sistemas tradicionais. Ok, não há inovação, mas nem tudo o que é tradicional é ruim, é apenas normal e funciona bem. Como em outras mochilas há que se remover algumas coisas para ter acesso a certos locais da mochila, como elas, recebeu a nota 8.
 Da barrigueira? ( 9 ) 
Por quê? São bem confortáveis e tem um bolso estratégico. Tudo na mão! Poderia ter 2…
 Da fita peitoral? (  8  ) 
Por quê? Apresentam um sistema eficiente de regulagem, tecnologia antiga, boa qualidade do material.
 Das alças dos ombros? (  9  ) 
Por quê? São muito confortáveis e dá para pendurar GPS e outras penduricalhas tecnológicas que precisam ficar à mão.
 Dos acessórios internos e externos (como porta-capacete e bolso para chaves)? (  9  ) 
Por quê? A mochila tem uma capa de chuva e internamento muitos bolsos externos interessantes, como o bolso frontal para colocar um capacete, porta piolets que podem ser usados para bastões.
 Do material utilizado na confecção do modelo? (  9  )
Por quê? Mochila resistente, feita para durar. Certamente esta mochila vai sobreviver a uma hecatombe nuclear junto com baratas e ratos. Desta vez a Deuter corrigiu um problema da robustez de suas mochilas, a Act Lite (como o nome diz) é mais leve! Mas claro nem tanto quanto uma Osprey que é famosa por este requisito.
 Nota pelo conjunto: (9.0) 
 Por quê? Ótima mochila robusta e técnica. Muito boa mesmo!
 Outras observações: A Deuter continua mantendo a qualidade de seus produtos e pelo visto decidiu reduzir o peso da mochila. Acho que deu certo, pois este modelo ficou bem mais leve e ainda mantém a durabilidade de seus produtos. No entanto ainda está longe dela atingir o peso de uma Osprey. O nome, no entanto, continua pesando mais do que o peso do próprio produto.

Usando a mochila no Ojos del Salado com muita neve.

SURPRESA! Para você que leu este artigo, o site AltaMontanha.com traz uma promoção especial. Compre a sua mochila na LojaAltaMontanha.com.br e ganhe mais desconto na compra de uma mochila. É só digitar o código “querominhamochila” no campo CUPOM e pegar seu desconto!
Compre sua mochila Deuter na Loja AltaMontanha!
Saiba mais:
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Comments are closed.