Como enfaixar corretamente as mãos e dedos - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Cuidados

Como enfaixar corretamente as mãos e dedos


Categoria: Saúde

Saiba como utilizar corretamente o esparadrapo para evitar lesões nos dedos e nas mãos, tanto no treinamento em academias como na prática em rocha.

Seguindo esta linha de pensamento, a marca Metolius criou alguns modelos interessantes de "bandagem das mãos e dedos", de forma que o esparadrapo, além de prevenir as lesões, dure a escalada toda sem cair das mãos e dos dedos e em alguns casos possa até ser reutilizado.

Para enfaixar as mãos:

1. Coloque três tiras sobre a parte traseira da mão, de modo que cada tira cubra 1/4 da outra, assegurando que a primeira tira cubra a parte mais expostas dos ossos da mão. (Foto 2)

2. Coloque uma tira desde antes do punho e leve-a até o dedo indicador, onde dará uma volta e retornará novamente até o punho, (Foto 2)

3. Feche a bandagem envolvendo os tirantes do punho com várias voltas de fita. (Foto 2)

Assim você terá uma excelente proteção da parte traseira das mãos, ótima para escalar entalamentos de mão, e que deixa a palma das mãos livres para as agarras.

Uma facilidade desta bandagem é que ele, além de ser facilmente removível, pode ser reutilizada.

4. Para remover, corte a bandagem na parte interna do punho (junto a palma da mão) e com muito cuidado remova-o sem desmanchá-lo. (Foto 3)

5. Para reutilizá-lo, é somente colocá-lo novamente na mão e envolver o punho novamente com uma fita! Você irá se surpreender com a quantidade de vezes que conseguirá reutilizá-lo. (Foto 3)


Para enfaixar os dedos:

1. Com o dedo ligeiramente dobrado, utilize apenas 1/4 da largura do esparadrapo e cubra desde a metade da primeira articulação do dedo, passando pela ponta e retornando, do outro lado do dedo, à mesma posição. (Foto 4)

2. Utilizando novamente 1/4 da fita, dê várias voltas de esparadrapo no dedo, começando sempre da ponta e indo em direção da mão, envolvendo até a primeira articulação, tendo o cuidado de sempre passar 1/3 do esparadrapo sobre ele mesmo, sem deixar espaços, deixando não apertado, de forma a não estrangular a circulação sanguínea. (Foto 4)

3. Arremate a bandagem envolvendo em forma de 8, como mesmo pedaço de 1/4 de fita, ao redor da articulação, sempre fazendo isso com o dedo dobrado. Após, complemente com fita até cobrir toda a extensão da fita inicial. (Foto 5)

4. Para finalizar, aperte um pouco, com as pontas dos dedos da outra mão, para que a bandagem fique firme. Fazendo isso, quando começar a utilizar a bandagem, sentirá que esta estará trancando um pouco a circulação, mas logo ela cederá um pouco, porém mantendo-se firme. (Foto 5)

Por fim, lembre sempre de nunca deixar esparadrapo na rocha ou no chão! Demorará anos para que o mesmo se desintegre na natureza e ninguém gosta de escalar em locais sujos!




Publicidade:


Publicidade

Publicidade