Etiqueta do Escalador - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Etiqueta

Etiqueta do Escalador


Colunista:

Muito se reclama da postura dos escaladores. Como não há nada escrito, aqui vai algumas dicas do que pensar antes de fazer algo que vai contra a educação básica.

Muito se fala sobre o mau comportamento dos escaladores nos últimos tempos. Por algum motivo, o número cresceu assustadoramente neste ano de 2008. Seja porque o número de pessoas sem berço é maior e tenha decidido praticar esportes de natureza, seja pelo crescimento do número de locais que falam sobre escalada.
 
Na minha opinião os dois.
 
Mesmo correndo o risco de parecer chato, e longe do desejo de "criar regras"(não sou o dono da verdade), resolvi de maneira simplória escrever um tratado de como o escalador/montanhista deve se portar nos dois ambientes mais comuns que faz parte do indivíduo hoje : montanha e academia .
 
Uma vez na montanha, ou local de escalada(falésia, parede ou boulder) :
 
1 - Respeite o colega de escalada não colocando som ambiente. Por mais que voê goste da sua música, use a inteligência e mostre que não foi criado por animais usando a tecnologia dos fones de ouvido para se concentrar para a via em questão. Não seja uma pessoa que é conhecido por não ter senso de comunidade. Hoje se desagradar alguém, está dando o direito da pessoas desrespeitar você no futuro. E talvez isso aconteça no pior momento. É evidente falha de caráter, ausência de educacação e grande mostra de cretinice quando se vai a um local de escalada e colocá-se um som alto. Goste você ou não dos adjetivos que acabei de citar.
 
2 - Respeite a natureza. Deixe para jogar o lixo na casa da sua mãe, ou qualquer outro parente o qual tenha algum serviçal para recolher. Não deixe para largar por aí tampas de garrafas, latas de refrigerantes, sacos de salgadinhos e até mesmo restos de comida. Por mais que você ache que algo é biodegradável, ou reciclável, leve o lixo com você. Não pense que somente porque uma simples casca de banana, ou semente de alguma fruta irá poluir o ambiente, pois estem poluem sim. Deixe a natureza do jeito que encontrou.
 
3 - Seja um escalador consciente. Como uma amostra de como é desagradável ter de recolher lixo dos outros, se comprometa a recolher todo, e qualquer lixo que vir pela sua trilha e local de escalada. Mesmo que não seja você ou algum convidado, deixe a área limpa.
 
4 - Seja cortês com quem escala. Ao entrar em uma via, mesmo ao dar dicas sobre uma via que por ventura tenha encadenado 5000 vezes, pergunte se a pessoa quer alguma dica. Alguns escaladores são rígidos com eles mesmos a respeito do que devem saber sobre a via que está escalando. Peça sempre coom licença e agradeça todo e qualquer informação ou objeto emprestado. Ser educado não custa nada, e serve apenas para valorizar o ambiente de escalada que se vive no momento. Ser cortês e educado cabe em qualquer ambiente e localização do planeta terra.
 
5 - Fale o indispensável. Aproveite que todos estão fora da cidade e aproveite para escutar os pássaros, o barulho do vento nas árvores e assim por diante. Não deixe para contar sobre aquele caso seu com o colega de trabalho em churrasco da empresa. Ninguém é obrigado a escutar fofocas quando se está malhando a via. Por mais que tenha voz de tenor e soprano, por mais que tenha o português correto, ou que todos elogiem seu sotaque fique respeitando o silêncio. Para escalar na rocha o melhor é aproveitar a natureza, e o silêncio(que ja deveria existir desde o item 1 da lista) faz parte dela.
 
6 - Não seja espaçoso. Por mais que esteja acostumado de na sua casa deixar roupas e equipamentos pelos quatro cantos, não faça o mesmo na rocha. Se quiser armar a sua rede, espalhar os equipamentos para tomar um sol, e fazer um piquenique com as especiarias compradas nas lojas chiques de onde mora, observe se está fazendo isso no caminho e passagem das pessoas, ao pés das vias, e se por ventura está fazendo isso ocupando o único espaço de sombra de um lugar. Se coloque no lugar da outra pessoa para saber se é justo somente você ter conforto em detrimento do desconforto de todos no local. Se for o dono da falésia sempre porte o recibo de compra e documento de propriedade, caso alguém não tenha paciência com a sua folga.
 
Na academia :
 
1 - Seja cortês com todos. Por mais estranho que possa parecer, ser educado não dói. Melhora e alivia o convívio em sociedade entre as pessoas. Saber quando as pessoas estão na sua frente, seja para usar a parede de escalada, seja para entrar em um boulder, é de boa educação pedir licença ou ceder a vez a alguém que está mais afoito a escalar. Ninguém morrerá por esperar mais 1min para escalar em uma parede artificial. Caso não possa esperar, acredito que toda e qualquer academia lhe fará um preço razoável para que seja fechada somente para você utilizar toda a academia com as portas fechadas. Se não quiser pagar a mais para isso, engula o choro, e tenha paciência. Por mais estranho que possa paracer a você, cidadão afobadinho, você não é a única pessoa do mundo.
 
2 - Higiene em primeiro lugar. De maneira estranha algumas pessoas não sabem ainda que existem desodorantes. Hoje existem uma linha completa de desodorantes para esportistas, que suportam altas temperaturas. Eu mesmo já fui chamado a atenção por não estar exatamente "cheirando bem"(e agradeço à Janine por isso) e que deveria trocar minha marca de desodorante. Depois disso nao descuidei um minuto de usar um bom desodorante. Não há desculpa que justifique a alguem ter de suportar por várias ocasiões seguidas um cheiro de suor forte. Para cada banho, uma borrifada de desodorante. 20 banhos? 20 borrifadas. Nã o tem segredo. Para saber se está desagradando, se tranque em um carro com um pedaço de carne podre e veja como é agradável estar assim. Teste simples e fácil de aprender.
 
3 - Você está fora de casa. A afirmação parece óbiva, mas não é para quem não tem desconfiômetro. Quando se está na própria casa, há suas próprias convenções e própria regras. A casa é sua, e você tem o direito de por a regra que quiser. Porém somente pelo fato de pagar academia, não lhe dá o direito de querer que as pessoas não olhem para vc, de que deixe suas coisas pelo caminho dos outros, e que largue pedaços de comidas por quer que ache que "não vai incomodar ninguém". Você paga a academia para usar os aparelhos, e não para ser dono do local.
 
4 - Seu corpo estará à mostra. Se tem vergonha do seu corpo, ou está constrangido com ele. Fique em casa. Ou vá escalar no Everest. Onde as pessoas não estão acostumadas nem à sua língua nem à sua aversão à sociedade. Quando se está em uma academia, qualquer uma, mesmo as que não são de escalada, as pessoas estão lá para cultuar a forma física e o corpo. Se receber um elogio de alguém, por mais que você se sinta a "Angelina Jolie" do ginásio, a pessoa nao está cantando você. É apenas um elogio à sua forma, e encare como um elogio ao seu carro. Se acha de maneira patética que um elogio é um assédio, ou tem dificuldades de receber elogios compre o guia de TV da NET,  e aproveite as séries dos canais pagos e nem vá à academia. Nada tem mais patético e medíocre(isso por não querer publicar o palavrão que me veio à mente) a uma pessoa que malha para ficar em forma ficar sentindo "ofendida" por algum elogio porventura recebido. Uma boa alternativa é ir malhar com a mesma "burca" das mulheres do Afeganistão. Uma outra alternativa é ir com empregados carregando um biombo à sua volta. Outra alternativa muito eficiente, repito, é ficar em casa.
 
5 - Várias modalidades, várias preferências. Dentro da escalada há várias modalidades de escalada. Por causa disso, há várias preferências sobre como escalar, e como treinar. Caso seja um amante de boulder, não saia ridicularizando quem gosta de vias e vice versa. Obviamente há as brincadeirinhas e "zoação" de sempre. Tudo faz parte para descontrair o ambiente. Mas não abuse. Mas não saia condenando ou venerando algum treinamento somente porque não é do estilo que você goste. Cada um sabe da sua escalada, e das suas possibilidades pessoais. Caso você esteja escalando para outras pessoas verem, talvez esteja no esporte errado. Assim como cada indivíduo tem habilidades x ou y em relação a outro, na escalada há escaladores que escalam graus mais elevados do que outros. Possibilidade de mandar ou não determinado grau é reflexo de treinamento, não um status que lhe confere autorização de menosprezar(ou sentir menosprezado) ninguém. Preocupar em cuidar da sua própria vida e  esquecer de sempre querer aparecer é um ótimo conselho para quem tem carência afetiva.
 
6 -  Seja caxias. Em um ginásio de escalada, que é um esporte perigoso, procure seguir as regras de segurança que existam. Leia e releia os manuais dos equipamentos que você usa constantemente. Inspecione cada par de sapatilha, cada loop de cadeirinha , cada mosquetão que use. Em resumo, seja criterioso com métodos, técnicas e procedimentos de escalada dentro do ginásio. Nada é mais desagradável do que ver alguém usando um aparelho de forma errada, e assim machucar um amigo. Ninguém sai de casa e vai escalar para se machucar seriamente.
 
7 - Para escalar leve sempre um amigo, mas leve um animado. Nada pior do que ir treinar com alguém que não quer que você treine. Ou que fica calado, sem incentivar você em momentos de dúvida, hesitação e medo. Leve alguém que, além de saber se comportar em público(andar com "joselitos", faz você se passar por um) tenha vontade de também treinar. Há grande diferenças de amigos que são ótimos para a balada do dia a dia e escalar.
 
 



Publicidade:


Serviços Especializados


LOJA ALTAMONTANHA

Publicidade

Publicidade