Investimentos feitos no Projeto Pro Escalar já dão resultados - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Renovação

Investimentos feitos no Projeto Pro Escalar já dão resultados

Os atletas que participaram do Mundial Juvenil já estão entre os melhores do país. Veja a história de alguns dos atletas que mais se destacaram na seleção e como já evoluíram e mudaram a cara da escalada brasileira.

Fonte:

Por Pedro Hauck

Até o começo do ano passado alguns dos nomes mais famosos da seleção juvenil não passavam de meros desconhecidos. Depois dos treinos e da experiência no Mundial, alguns destes atletas já se destacam entre os melhores do país, mesmo com pouca idade.

A Seleção Juvenil mostra que ajudou não somente a renovar a escalada de competição, como também a mudar a geografia da escalada esportiva nacional, é o caso de Santa Catarina, que teve o maior número de atletas classificados para o Mundial, 4, todos da pequena cidade de Campo Alegre, Jonas Leffeck, Victor Greipel, Andreas e Jürgen Pauli.

Andreas, o mais novo de todos estes escaladores (14 anos) sagrou-se campeão catarinense de boulder em 2009 e vice na escalada de dificuldade no Estadual. Seu companheiro de treinamento, Victor, de 18 anos, ficou em terceiro lugar no ranking brasileiro neste ano. Estes atletas, que são da Associação Pé na Agarra, além de treinarem forte e serem destaque em Santa Catarina, ainda escalam muito na rocha, como Jonas, que mandou uma via de 9B em “flash” no setor Braço Esquerdo, na cidade de Corupá, um dos melhores e mais promissores locais de escalada esportiva no Sul do Brasil.

No Paraná, Caio Lopes ficou em segundo lugar no estadual, só perdendo de Anderson Gouveia, idealizador do Projeto Pró Escalar, no Ranking. Ficou empatado com Victor Greipel e Dudu Levy no terceiro lugar do ranking nacional.

Em São Paulo, Anna Shaw já é destaque. Ela ficou em segundo lugar no ranking nacional do máster feminino de 2009, perdendo somente para Janine Cardoso. Anna, que ficou em 20° lugar em Valence, não participará mais da Seleção, pois já não tem mais idade, entretanto sua irmã mais nova, Camila, poderá seguir seus passos e fazer bonito no Brasileiro Juvenil, ela já participou do Brasileiro na categoria máster este ano, poderá render ainda mais em 2010.
O tradicionalíssimo Rio de Janeiro voltou a se destacar em competições, depois de anos sem eles. Tudo graças ao apoio de Patrícia Mattos e ao escalada Indoor Icaraí, que ajudou no treinamento de seus pupilos, Luana Riscado e Pedro Gomes, os primeiros escaladores do Estado do Rio a irem à um mundial de Escalada. Ambos fizeram um bom Estadual de Boulder e foram homenageados pela secretaria de esportes do Estado do Rio.

De Minas Gerais veio uma das maiores revelações e uma das pessoas que mais evoluíram na escalada neste ano, a pequena Mariana Gomes do Aguilar. Mariana foi a responsável pela eliminação de Ana Paula Veloso, atleta juvenil que há tempos vinha se destacando e que já tinha até vencido Janine Cardoso em uma competição de Boulder em São Paulo. Mariana já mostra confiança na escalada e mesmo sem participar de todas as etapas do Campeonato Mineiro, terminou em segundo lugar, um ponto a menos que a vencedora Anne Louise Fernandes.

No dia 6 e 7 de Fevereiro de 2010, Curitiba receberá o Campeonato Brasileiro Juvenil de Escalada, que selecionará os atletas para o Mundial de Edimburgo, em Agosto na Escócia. Espera-se a presença de todos estes atletas que se destacaram no cenário nacional e também a presença de novos nomes que surgem na Escalada. Não é difícil se esforçar em reconhecê-los, alguns que ainda não participaram da Seleção fizeram bonito em seus estados, como Brenda Schelbauer de Joinvile, campeã catarinense com 13 anos de idade e Rafael Takahashi de São Paulo, vencedor da categoria amador da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Escalada, além de João Mateus Copelio Dupuis que tem 12 anos e mal vê a hora de chegar aos 13 pra poder competir. Ele já ficou em 5 no ranking amador do brasileiro de 2009 e foi atleta revelação no Estado do Rio!

Há também os outros atletas que participaram da Seletiva no ano passado e não se classificaram, mas evoluíram para neste ano tentar de novo a classificação e quem sabe, um título nacional em sua categoria, afinal a Seletiva agora é o Campeonato Brasileiro Juvenil de Escalada.

Aos atletas interessados, aproveite a férias e treine. Aos escaladores experientes, ajude os mais jovens nos treinos e aos empresários, junte-se a nós e apóie a seleção e a renovação da escalada brasileira.

Veja mais:

Campeonato brasileiro definirá seleção para o Mundial Juvenil de Escalada


Publicidade