Mais um 11a no Brasil? Lucas Marques encadena Transamazônica Sem Fim - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
FA da Transamazônica Sem Fim

Mais um 11a no Brasil? Lucas Marques encadena Transamazônica Sem Fim

O escalador Lucas Marques acaba de completar um mega projeto na falésia do Campo Escola 2000, no RJ, a Transamazônica Sem Fim, para a qual ele sugere 11a.

Fonte: 8a.nu- Loucos de Preda e Escalada Café

Trata-se de uma junção das vias Transamazônica, 10a, com o final da via História Sem Fim através de uma diagonal, que também deve ser 10a, criando a via mais longa da falésia, com mais de 100 movimentos de continuidade.

O provável primeiro 11a brasileiro é a via “Disciplina não ter Jedi não será”, que fica na Gruta da Terceira Légua em Caxias do Sul – RS, encadenada por Vini Tordera em 2006. Acontece que como ela não teve uma repetição, não dá para afirmar se é ou não o grau sugerido.

A primeira via com este grau confirmada no Brasil é a Cabra da Peste, que teve o First Accent realizado por Felipe Camargo no passado, que sugeriu 10c. Mais tarde a via foi encadenada por Jean Ouriques, Eduardo Barão e Pedro Raphael “Doença” de Brasília, que chegaram ao consenso de que a via era mais difícil.

A Trasamazônica sem Fim precisará de pelo menos mais duas cadenas e o consenso para ser, de fato, considerada o grau sugerido. Lucas "Jah" sugeriu o grau 11a para a via depois de analisar o nível de dificuldade e exigência da via. Ele chegou a conclusão de que outro projeto recém encadenado por ele também pode ter a mesma cotação, trata-se da via "Paz nos mundos com certeza", que também continua sem repetição.

Assista ao vídeo de uma das tentativas de cadena da via

 ,

Fonte: 8a.nu, Loucos de Preda e Escalada Café






Serviços Especializados


Altiseg

Publicidade

Publicidade