II Simpósio Sul Brasileiro de Espeleologia

0

O Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas – GUPE convida todos para o 2º Simpósio Sul-Brasileiro de Espeleologia (SSBE), de 22 a 25 de julho de 2010, no Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, ocasião em que o grupo vai comemorar seus 25 anos de fundação.


A primeira edição do evento foi organizada pelo Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná – GEEP-Açungui, hà 20 anos, na cidade de Curitiba PR e esta segunda edição servirá para consolidar a parceria entre os dois Grupos paranaenses, o GUPE e o GEEP-Açungui.

O evento tem como objetivo a integração dos Grupos e espeleólogos do sul do Brasil, incentivando os trabalhos de pesquisa, exploração e conservação das cavidades subterrâneas.

Sob o tema “A Espeleologia no Sul do Brasil”, o Simpósio oferecerá um espaço técnico-científico específico para troca de experiências de espeleólogos da região Sul do Brasil, ao mesmo tempo, o convite estende-se a demais pesquisadores sul-americanos.

O evento contará com várias atividades como: palestras, mesas-redondas, mini-cursos, saídas técnicas, atividades culturais e oficinas.

Já está confirmada a presença de José Ayrton Labegalini (SBE 0110), ex-presidente da União Internacional de Espeleologia (UIS), e membro do Espeleo Grupo de Monte Sião – MG (SBE G020), que irá ministrar a palestra “Panorama do Turismo Espeleológico no Mundo”.

Presença também confirmada dos professores Mário Sérgio de Melo da UEPG e Ângelo Spoladore (SBE 1457) da Universidade Estadual de Londrina em uma mesa-redonda sobre feições cársticas em rochas não carbonáticas.

Os Professores Mario Cezar Lopes (UEPG/GUPE) e Gilson Burigo Guimarães (UEPG) participarão do Simpósio realizando mini-cursos e uma saída de campo para o Parque Estadual de Vila Velha.

A abertura do evento será realizada pelo GEEP Açungui, abordando a história da espeleologia e dos principais trabalhos realizados no Estado do Paraná.

As vagas nas oficinas e mini-cursos são limitadas, bem como as vagas gratuitas no alojamento da UEPG, então não deixe para a última hora. Inscreva-se já!

Mais informações e a ficha de inscrição em:

www.sbe.com.br/2ssbe.asp

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário