Escalada em gelo presente nos jogos olímpicos de inverno 2014

0

A escalada em gelo tem seu lugar nos jogos olímpicos de inverno de 2014 que estão sendo realizados na cidade russa de Sochi.

O caminho olímpico para os esportes de montanha tem uma pequena boa notícia. Nos jogos Olímpicos de Inverno de 2014, que se disputam na cidade russa de Sochi, a modalidade de escalada em gelo tem um lugar no parque olímpico, ainda que a competição que se leva a cabo não valha medalhas nem honra olímpica, este é um importante passo para que a modalidade seja incluída, mais à frente no quadro dos jogos.

A escalada em gelo entrou nesta Olimpíada no caráter de “evento cultural”, que seria uma demonstração, um teste para que ela possa, entrar no quadro oficial de competições. Foi a primeira vez que um esporte de montanha entra nesta modalidade.

A escalada de competição indoor, diversas vezes teve a promessa de ingressar nas olímpiadas de verão nesta categoria, mas o mesmo nunca se concretizou. Para um esporte ser considerado olímpico é necessário ter vários requisitos, como uma Confederação Internacional que represente o esporte forte e que a mesma tenha seus representantes dentro dos países e que neles hajam competições com frequência e um bom número de filiados. No ano passado a escalada quase chegou lá, sendo preterida pelo beisebol, squash e uma modalidade de luta.

Em Sochi, diversos atletas de escalada em gelo que participam de competições internacionais foram convidados. Dentre eles figuram o britânico Andy Turner, o canadense Gordon Mac Arthur e grandes estrelas da equipe nacional russa. Todos atletas que participam da Copa Do Mundo deste esporte.

Evento cultural

A competição de escalada em gelo, valendo como evento cultural, começou no dia 7 de fevereiro e se estenderá até o dia 23 deste mês. Para a realização da competição foi montada uma estrutura especial de 15 metros de altura que imitam o terreno natural, como na escalada indoor, onde agarras de resina imitam as agarras de rocha, mas no caso, a parede é toda congelada.

Junto com a competição há oficinas para divulgar o esporte, demonstração do esporte com alguns dos mais famosos atletas da modalidade e divulgação de vídeos.
 

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário