Grupo no Facebook incentiva trabalho voluntário no Anhangava

0

O Morro do Anhangava, localizado a 25 km do centro de Curitiba, é um dos principais points de escalada do Paraná e é também um dos parques mais frequentados do Estado. Muitas pessoas trabalham anonimamente para mitigar os impactos.

O Morro do Anhangava está localizado há poucos quilômetros do centro de Curitiba e é um dos parques mais frequentados do Paraná, recebendo, de acordo com fonte locais, cerca de 2 mil pessoas em suas trilhas num dia normal de fim de semana.

O perfil de seus frequentadores é muito variado, há desde escaladores que tem condutas mais compatíveis com as práticas de mínimo impacto, até pessoas leigas que não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, passando por grupos religiosos e outras tribos diversas.

Apesar do grande número de frequentadores, o Anhangava é um local onde não se verifica muita presença de lixo e outros inconvenientes causados por frequentadores mal-educados. O motivo disso é que muitas pessoas trabalham anonimamente para mitigar os impactos, coletando lixo, limpando pichações e fazendo melhoria nas trilhas para evitar erosão causada pela chuva.

Este trabalho anônimo no Anhangava, recebe o apoio da direção do Parque, que fornece paralelepípedos para calçamento e tábuas para a contenção de erosão.

Com a motivação de ordenar este trabalho voluntário e mostrar as melhorias, assim como aproximar estas pessoas da gestão da Unidade de Conservação, foi criado no Facebook o grupo Anhangavas Anônimus na rede social Facebook na internet. A participação no grupo é livre!

O criador do grupo, o montanhista e piloto de voo livre Júlio Nogueira, comenta que a criação do grupo não teve finalidade específica, e que tal grupo é um local para reunir quem um dia já reflorestou, limpou, apagou incêndios ou recuperou as trilhas.

No entanto já há uma primeira ação coordenada do grupo:  A realização de melhorias da trilha do Samambaia para que o morro receba a tradicional missa de Primeiro de Maio.

Os materiais para o trabalho se encontram no estacionamento Baitacão, localizado na entrada pela rua Anhangava, acesso mais frequentado por escaladores. Quem deseja participar dos mutirões e obter informações, acesse o grupo no Facebook.

:: Anhangavas Anonimus
 

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário