Pomerode receberá ultramaratona de Mountain bike

0

A cidade mais alemã do Brasil vai se transformar no município das bicicletas. No sábado (12/4) e domingo (13/4). Cerca de 600 atletas participarão do Desafio dos Rochas.

Pomerode vai receber 597 ciclistas de todo o Brasil para a 2ª edição do Desafio dos Rochas, a ultramaratona de montain bike. Entre os competidores, estão confirmadas estrelas com um currículo de peso como o atleta da Seleção Brasileira tricampeão brasileiro de Cross Country, Ricardo Pscheidt (Equipe Trek Bikes Brasil), a Campeã Sul Brasileira de MTB marathon, Tânia Clair Pickler Negherbon (Equipe Assiclo/Academia Corpo em Ação/SOS Bikes) e um dos únicos brasileiros a participar do Mundial de Corrida de Aventura na Costa Rica em 2013, Caco Fonseca (Equipe Trek Bikes Brasil). A competição será dividida em três circuitos: Pró com percurso de 100 km por Pomerode e altimetria acumulada de 3 mil metros, Sport com percurso de 50 km e altimetria de 1,2 mil metros, e Cicloturismo com um passeio cultural de 30km pela rota Enxaimel.

O circuito é realizado dentro da cidade, repleto de trilhas fechadas e lindas paisagens. Alguns percursos atravessam propriedades de antigos moradores, como da família Hardt, que mantem uma Roda de Água, utilizada para gerar energia nas antigas residências da região. “O objetivo é levar aos atletas além do mountain bike, a história da cidade através das localidades e famílias. Fazendo também com que os moradores participem e prestigiem os atletas”, afirma um dos organizadores do evento, José Carlos Rocha.

Nas últimas semanas, a equipe do Desafio dos Rochas realizou a abertura das trilhas e os trajetos para a prática do esporte. Os trabalhos são manuais e exigem planejamento e o mapeamento profissional. Toda análise da área contou com o auxílio do Comissário Internacional de mountain bike e BMX, Felipe Cunha de Almeida, que já atuou em competições mundiais promovidas pela Red Bull. “Usamos técnicas de corte de novas trilhas e drenagens da Associação Internacional de Mountain Bike (IMBA), e as diretrizes do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS), que visa à sustentabilidade das trilhas e o mínimo impacto ambiental”, justifica Felipe.

A equipe finaliza a estrutura para receber os ciclistas e o público. A competição terá serviço de bar e cozinha, equipes de busca e salvamento e sorteio de R$ 10 mil em brindes. Os visitantes ainda poderão conferir no local uma exposição de bicicletas antigas, apresentações de grupos folclóricos e o mercado do atleta, que traz novos produtos no segmento.

Orientação aos moradores

Desde 1º de abril a equipe do Desafio dos Rochas orienta a comunidade sobre o evento. Os ciclistas vão passar pelos bairros Vale do Selke Grande/Pequeno, Testo central Alto, Testo Alto, Rega II/III, Centro, Wunderwald, Pomerode Fundos, Canudos e Ribeirão Areia. Não haverá alteração no trânsito. Para garantir a segurança de todos, o organizador José Rocha dá algumas dicas:

– Em cruzamento, dê a preferência ao ciclista, respeite os sinais dos voluntários e Policiais Militares;

– Nas vias de estrada de chão, ande em baixa velocidade;

– Ao ultrapassar os ciclistas, respeite a distância de 1,5 m;

– Em decidas, os ciclistas podem atingir maior velocidade que os carros, por isso, é necessário ficar atento;

– Em caso de necessidade de ultrapassagem, aguarde o ciclista passar e evite obstruir a passagem na via;

– Se o ciclista estiver em sentido contrário, mantenha-se na mão sem ocupar a passagem.

Programação do Desafio dos Rochas:

 Sábado (12/4):

16h – Recepção dos ciclistas. Retirada do kit do atleta no Pavilhão de Eventos, na avenida 21 de Janeiro, 2150, Centro;

19h – Congresso Técnico e jantar de massas no Pavilhão de Eventos.

20h – Apresentação de Grupo Folclórico durante o jantar.

Domingo (13/4):

6h30min às 7h30min – Entrega de kit atleta, no Pavilhão de Eventos.

8h – Largada da Categoria Pró

8h10min – Largada da Categoria Sport

8h30min – Saída do Cicloturismo

15h – Premiação (A premiação será realizada após a chegada dos cinco primeiros colocados em todas as categorias).

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário