Rodrigo Granzotto Perón publica novo capítulo sobre a história do Brasil no Himalaia.

0

A série de histórias que conta a experiência brasileira nas montanhas mais altas da Ásia são publicadas pelo historiador do montanhismo brasileiro Rodrigo Granzotto Perón desde de 2008. Após um longo tempo sem atualizações, Rodrigo publica a décima quinta parte desta série especial de reportagens:

Recapitulação sobre o Histórico
 
O Histórico do Himalaísmo Brasileiro começou a ser publicado neste site em 2008 (primeira parte: https://altamontanha.com/Artigo/257/a-historia-do-himalaismo-brasileiro-parte-i), com a intenção de historiar e fazer registro de todas as expedições nacionais às Grandes Cordilheiras Asiáticas.
 
Após o pontapé inicial, as incursões verde-amarelas foram sendo compiladas em outros capítulos, em ordem cronológica, cobrindo desde os primórdios das nossas expedições (princípios dos Anos 80) até os eventos que ocorreram no ano de 2010 (e que foram retratados na Parte XV: (https://altamontanha.com/Artigo/4385/a-historia-do-himalaismo-brasileiro–parte-xv). Muitas aventuras esquecidas foram relembradas e diversos episódios desconhecidos vieram à tona.
 
A presente parte do histórico cobre as atividades de 2011, ano em que se comemoraram os vinte anos da primeira expedição totalmente brasileira ao Everest, liderada por Thomaz Brandolin, e integrada por Alfredo Bonini, Roberto Linsker, Kenvy Chung Ng, Ramis Tetu Lima e Silva, Eduardo Vinhaes, Paulo Coelho e Helena Coelho. 
 
Também foi ano para se rememorar uma década desde a conquista do Trango Tower (6286 m), no Karakoram, por equipe brasileira liderada por Waldemar Niclevicz, e que contou, também, com Irivan Gustavo Burda, Marcelo Santos (Bonga), José Luiz Hartmann (Chiquinho), Sérgio Tartari (Serginho) e Alexandre Portela (Alexandrinho).
 
Vamos, então, aos eventos que marcaram 2011:
 
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário