Gente de Montanha é a primeira expedição a pisar no topo do Aconcágua em 2015 - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
2015 iniciando em bom estilo

Gente de Montanha é a primeira expedição a pisar no topo do Aconcágua em 2015

No dia 03/01/2015 a expedição da empresa Gente de Montanha, liderada pelo alpinista Maximo Kausch foi a primeira expedição a chegar ao cume do Aconcágua por volta das 12:30hs, acompanhado de 3 clientes.

Fonte: Redação

O time chegou em Mendoza no dia 19/12 e iniciou o processo de aclimatação proposto pelo guia. No dia 23/12 a expedição chegou no acampamento base a 4300m de altitude e iniciou o procedimento de montagem dos acampamentos altos.

No dia 31/12 o time estava acampado a 5630m enfrentando rajadas de 75km/h, quando todas as expedições que também estavam no acampamento decidiram descer para esperar uma janela melhor de tempo.

Após passar o Ano Novo no acampamento Nido de Condores, o guia Maximo Kausck, que possui grande experiência guiando expedições de grande porte no Himalaia, decidiu insistir com a sua equipe e acabaram passando o ano novo a 5.660m no segundo acampamento da montanha, segundo Maximo Kausch:

“Todas as outras expedições presentes no acampamento desistiram e desceram, no dia 01 só tinha as nossas 3 barracas ali. A comemoração do ano novo estava bem longe das nossas prioridades pois estávamos preocupados com as rajadas de vento de 85kmh e o frio de menos de 30 graus negativos. Mesmo com tantas adversidades conseguimos nos divertir muito. A equipe concordou e insistimos até o vento diminuir dia 02 de janeiro e partimos para o cume no dia 03. Nosso sistema de previsão de tempo funcionou muito bem! Temos um sistema que integra um computador em terra que analisa os dados e envia eles para um telefone satelital. Assim conseguimos analisar dados climáticos quase que em tempo real, mesmo num lugar tão isolado! No dia do cume tivemos uma ótima janela de tempo bom e permitiu atacarmos o cume em apenas 7 horas! No caminho ao cume tivemos que re-abrir a rota e acabamos nos tornando os primeiros em 2015 à pisar no cume do Aconcágua”.

Parte do time pisou no cume do Aconcágua no dia 03 de janeiro de 2015 às 12:35hs, o último integrante - Marcos Engel, um advogado de São Paulo - chegou ao cume com o guia assistente da expedição Hermán Binder, por volta das 14:45hs e voltaram ao último acampamento (6010m) às 18hs para poder descansar. Ambos contaram que ficaram surpresos com o ótimo clima quando chegaram ao cume.

Maximo conta que as montanhas de grandes altitudes estão ficando cada vez mais acessíveis aos brasileiros:

“O GentedeMontanha.com tem pouco mais de 2 anos e é hoje a empresa mais forte em número de clientes no ramo de alta montanha. Acredito que a dedicação e empenho que colocamos nas expedições é o que traz tantos clientes. No Aconcágua por exemplo, vejo muitas expedições comerciais desistindo sem nem sequer tentar. Nós sempre tentamos ficar lá até termos uma boa chance de cume! Amo o meu trabalho e isso reflete muito no sucesso de cada expedição. Só nesta temporada de verão teremos 7 expedições comerciais com brasileiros”

Outro motivo do sucesso da empresa segundo o guia é a desmitificação do esporte: “Eu só guiava estrangeiros naquelas expedições de grande porte no Himalaia até 2 anos atrás. Comecei há guiar brasileiros em 2012 e a primeira coisa que notei é o quanto o esporte era mitificado e inalcançável por aqui”.

Para o alpinista - que já tem 2 recordes mundiais e é um dos alpinistas mais experientes do mundo - o alpinismo é para qualquer pessoa independentemente do sexo ou idade. Maximo luta para popularizar o esporte e permitir que cada vez mais brasileiros consigam ver o que até pouco tempo só aparecia em capas de caderno ou fotos de paisagens que o brasileiro acreditava que nunca poderia enxergar.

O time do Gente de Montanha já está descansando em Mendoza e os guias já estão preparando a próxima expedição, desta vez com mais 14 brasileiros novamente ao cume do Aconcágua, a maior montanha do hemisfério sul!

Publicidade:


Publicidade

Publicidade