Recorde em ascensão ao Cerro Mercedário na Argentina - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Tentará o recorde do Aconcagua

Recorde em ascensão ao Cerro Mercedário na Argentina

O Mercedário, localizado ao norte do Aconcágua é a oitava montanha mais alta dos Andes com 6720 metros de altitude. Trata-se de uma montanha no estilo do Aconcágua, com aproximação longa, diversos acampamentos de altura e mesmo nível técnico, com o adicional de ter um falso cume meio desmotivador para quem está quase chegando ao topo. A fim de se preparar para bater o recente recorde de Kilian Jornet no Sentinela de Pedra, o montanhista Arkaitz Ibarra acaba de baixar consideravelmente o tempo de ascensão desta montanha.

Fonte: Redação

O Mercedário é conhecido por ser uma montanha parecida com o Aconcágua, mas por ser mais selvagem e exclusiva. Ela é bem menos frequentada que a montanha mais alta dos Andes e as dificuldades de subir ela é bem parecida com as do colosso das Américas.

O recorde de ascensão desta montanha pertencia a um austríaco, Robert Bierens, que chegou ao cume a partir do início da trilha, em Laguna Blanca, em apenas 15 horas. No ano passado, o argentino Sebastián Aguiar bateu o tempo realizando a ascensão em tão somente 13 horas e 29 minutos. Agora, Arkaitz Ibarra, o “Basco” como é conhecido, conseguiu baixar o tempo para menos de 10 horas, em 9 horas, 6 minutos e 16 segundos.

O recorde foi confirmado pelo Club Andino de Córdoba, que realizava uma expedição na montanha no dia em que o Ibarra fez a ascensão. Ele também levava um GPS, que também serve como prova de sua conquista.

Um Davi contra Golias

Arkaitz Ibarra nasceu na Espanha, mas vive atualmente na Argentina, trabalhando como guia de montanha. Ele faz parte do Makalu Team, equipe de fortes montanhistas patrocinado pela marca argentina de equipamentos de montanha. Ele tem um vasto curriculum de montanhas, já tendo escalado mais de 40 montanhas de 6 mil metros, tendo feito ascensões invernais a algumas com mais de 6500 e aberto diversas rotas. No entanto ele ainda é um desconhecido por conta de seu jeito “low profile”.

Já Kilian Jornet é atualmente o maior corredor de montanha do mundo. Seu curriculum é invejado e cada ascensão em montanha que ele faz é rodeado de mídia e sempre resulta em algum recorde. Jornet bateu o recorde de ascensão ao Aconcagua em Dezembro de 2014.

Tanto o Aconcágua quanto o Mercedário estão localizados numa mesma paisagem geográfica. O Aconcágua tem 261 metros a mais que a outra montanha e sua aproximação com também com 20 km a mais. No entanto, Ibarra fez a montanha 3 horas e 43 minutos mais rápido que o recordo de Jornet no Aconcágua.

Todos que conhecem Arkaitz Ibarra sabe que ele é um atleta dedicado e muito forte e tem competência de fazer uma ascensão relâmpago na montanha mais alto dos Andes. Mas será que ele consegue cobrir as diferenças e bater o recorde de Kilian?

Veja mais:

:: Mercedário no Rumos: Tracklogs para montanhismo

Publicidade:


Publicidade

Publicidade