Argentina tem frequência oficial de rádio para uso em montanhas

0

A Secretaria Nacional de Comunicações oficializou três frequências de rádio VHF para serem usados por montanhistas. Desta forma fica mais fácil ter um canal para comunicações em caso de resgates e também para conversas.

A Secretaria Nacional de Comunicações da Argentina tornou oficial o uso de três frequência de rádio VHF por montanhistas. Tal medida foi decorrente de um projeto levado a cabo pela Associação de Montanha “Andinautas” e clubes de rádio amador. As 3 frequências de rádios são as seguintes:

  • 139.970 mHz de uso prioritário e normal
  • 138.510 mHz de uso secundário
  • 140.970 mHz de uso exclusivo para emergências


A medida tem como finalidade a facilitação da comunicação. A Argentina tem milhares de quilômetros da cordilheira dos Andes, com a maior montanha das Américas e milhares de outras que se localizam da Patagônia até a fronteira com a Bolívia.

Muitas destas montanhas ficam em locais remotos onde não há cobertura de celular. Com isso, o uso de rádio VHF é frequente entre os montanhistas. Com esta ação, não é mais necessário combinar uma frequência para comunicar com outras pessoas, seja para uma simples comunicação, ou para coordenar uma ação de resgate.
 

Veja mais:

:: Rádio comunicação em montanhas

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário