Pico de Orizaba: Múmias congeladas são encontradas a 5,270m

0

Duas múmias congeladas foram encontradas a 5.270 metros de altitude próximo ao topo do Pico de Orizaba, o vulcão (e a montanha) mais alto do México.

Um grupo de alpinistas mexicanos encontrou restos mumificados de dois homens, quando subiam o vulcão Pico de Orizaba ou Citlaltépetl, a montanha mais alta do México, conforme informações do jornal espanhol ABC.
 
As duas múmias estão completamente congeladas e foram encontradas porque algumas partes de seus corpos apareceram do lado de fora do gelo. Os corpos foram localizados a aproximadamente 5.270 metros de altitude, cerca de 400 metros abaixo do cume da montanha.
 
Já no fim de semana passado, seis alpinistas tinham encontrado por acidente o corpo congelado de um homem que teria morrido no vulcão, há cerca de 50 anos.
 
Após terem reportado o acontecimento à Cruz Vermelha Mexicana, foi organizada uma expedição ao local liderada pelo alpinista Hilario Aguilar, acompanhado de 12 alpinistas profissionais. Cerca de 11 horas após o inicio da expedição, foram encontradas as duas múmias.
 
Como ainda é possível identificar as vestimentas que estão próximas ao corpo mumificado, acredita-se que sejam de alpinistas desaparecidos há vários anos.
 
O ex-alpinista Luís Espinosa disse em entrevista a uma agência de notícias, que há a aproximadamente 55 anos havia ido com um grupo de amigos ao topo do vulcão, e que durante uma erupção, seguida por uma avalanche que surpreendeu a todos, quatro dos integrantes acabaram morrendo na montanha.
 
Na ocasião, das quatro vítimas, apenas o corpo de uma delas foi resgatado pelas equipes de busca e salvamento.
 
Luís Espinosa acredita que este seja o corpo de um dos seus amigos, e que esta é uma boa chance de recuperá-lo. Se possível, ele pretende procurar os corpos dos outros dois.
 
Para tanto, foi criado um grupo com montanhistas mexicanos e norte-americanos, que iniciaram na manhã desta quinta-feira (05/03) uma expedição ao Pico de Orizaba, no Estado de Puebla, no México, com o objetivo de resgatar os corpos mumificados.
 
Pico Orizaba
 
O vulcão Pico de Orizaba ou Citlaltépetl (do nahuatl citlalli = estrela, e tepetl  = montanha) localiza-se no México e é a montanha mais alta deste país, a terceira na América do Norte e o terceiro vulcão mais alto no hemisfério Ocidental. 
 
Localiza-se no extremo oriental do complexo montanhoso do Eje Volcánico Tranversal na fronteira entre os estados de Veracruz e Puebla. Atualmente encontra-se dormente mas não está extinto, tendo as últimas erupções ocorrido em 1687 e anteriormente em 1630, 1613, 1569, 1566, 1545 e 1537.
 
A cidade de Orizaba encontra-se no sopé deste vulcão. Próxima do Pico de Orizaba fica a Sierra Negra. Este vulcão foi importante para as culturas Azteca e Totonaca. O pico e os terrenos circundantes são parte de um parque nacional. 
 
A subida até o cume é técnicamente fácil, mas pode ser complicada se o montanhista não realizar uma aclimatação adequadam, já que a altitude é a maior dificuldade.
 
 
As fotos foram feitas pelo alpinista Israel Ángel Mijangos, que a repassou para a agência de notícias EFE.
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário