Bombeiros resgatam grupo perdido na região dos Canyons de Santa Catarina - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Resgate

Bombeiros resgatam grupo perdido na região dos Canyons de Santa Catarina

Oito pessoas, cinco homens e três mulheres, se perderam durante a realização de uma trilha ontem (sexta-feira 3). Eles conseguiram pedir ajuda por celular, passaram a noite na mata e foram resgatados hoje.

Fonte: G1

Foram resgatadas por volta das 8h30 da manhã deste sábado (4) as oito pessoas que estavam perdidas em uma trilha do Cânion Realengo, em Timbé do Sul, no Sul de Santa Catarina. Um helicóptero Arcanjo do Batalhão de Operações Aéreas dos Bombeiros foi utilizado para retirar o grupo de um local de difícil acesso por terra.
 
De acordo com o capitão Sandro Fonseca, que participou do salvamento, os cinco homens e três mulheres passam bem. "Eles não estavam preparados para passar a noite no local. Tinham pouca comida", diz o piloto.
 
Segundo o Corpo de Bombeiros de Turvo, o grupo saiu de uma fazenda na cidade de Morro Grande na tarde de sexta-feira (3) e chegou a percorrer 15 km de uma trilha. De acordo com o capitão Sandro, o grupo subiu em um platô (uma área mais alta descampada) e não conseguiu mais retornar.
 
Contato por celular.
 
Por volta das 19h, eles conseguiram fazer contato com os bombeiros pelo celular e enviaram a localização pelo GPS de um smartphone. Uma equipe dos bombeiros chegou ao local por volta da meia-noite e se posicionou em um local de onde podiam avistar o grupo, mas a mata e a escuridão não permitiam o acesso.
 
Já com dia claro, por volta das 7h da manhã deste sábado (4), um helicóptero foi deslocado para ajudar na operação. "A área onde estavam era um descampado, o que permitiu o pouso. De dois em dois, eles foram levados até o local onde os bombeiros estavam e saíram por terra", disse o capitão.
 
Segundo o capitão Sandro, o grupo pediu para não ter os nomes divulgados.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade