Rio vai sediar o maior evento de montanhismo e escalada do Brasil - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
3o Congresso Brasileiro de Montanhismo

Rio vai sediar o maior evento de montanhismo e escalada do Brasil

Em 2015, a Cidade do Rio de Janeiro celebra seus 450 anos de fundação. Para festejar, a Federação de Esportes de Montanha do Estado Rio de Janeiro (FEMERJ) está organizando a 2ª Semana Brasileira de Montanhismo (SBM), com o tema Rio nas Montanhas: 450 anos de História, um grande evento que vai acontecer aos pés do Pão de Açúcar, entre 1 e 3 de maio, na Urca.

Fonte: Divulgação

O evento busca exaltar a relação dos moradores e turistas com as montanhas cariocas, destacando o uso recreativo das encostas e cumes e a intensa conexão emocional das montanhas com o Rio, desde as origens da cidade.
 
O evento vai reunir a comunidade brasileira de montanhistas e admiradores do esporte na Urca – o mais importante point de escalada urbana do país. Ali, ao longo de três dias, acontecerão uma série de eventos – muitos gratuitos e abertos ao público em geral, além da tradicional Abertura da Temporada de Montanhismo do Rio de Janeiro (ATM). 
 
Alguns destaques da programação são:
 
- Campeonato Brasileiro de Boulder: reunindo os melhores atletas do país na disputa pelo troféu da modalidade nas categorias: juvenil, junior, master e paraclimb.
 
- Cine Montanha na Praça: uma grande tela montada na Praça General Tiburcio exibirá gratuitamente, grandes atrações do cinema de montanha, além de uma exposição sobre a geodiversidade e a história do montanhismo na Cidade do Rio de Janeiro.
 
- Workshops e palestras: com temas relacionados principalmente à segurança em montanha, gratuitos ou pagos, ocorrerão durante a ATM e a SBM.
 
Entre os palestrantes destacam-se:
 
Arno Illgner, falando sobre seu treinamento mental para escalada. 
Pedro da Cunha Menezes, falando de um sonho que se transformou em 180 km da mais carioca das trilhas, a Transcarioca. 
 
O evento contará ainda com a presença de presidentes de federações e associações de montanhismo e outros esportes de montanha durante o 3o Congresso Brasileiro de Montanhismo e Escalada. O Congresso ainda oferecerá, gratuitamente, diversas palestras e oficinas sobre questões técnica de escalada e montanhismo, geologia e geodiversidade. 
 
Com o objetivo de democratizar o esporte e a cultura de montanha, a SBM estará oferecendo, gratuitamente, diversas atividades de introdução ao montanhismo e escalada e educação ambiental, como as oficinas do Montanhismo Social. Algumas atividades oferecidas são: cordas e nós, montagem de acampamento, introdução à escalada, trilhas interpretativas, atividades de educação ambiental, entre outras. 
 
Para mais informações visite o site: www.rionasmontanhas.com.br
 
O evento
 
A 2a Semana Brasileira de Montanhismo, com o tema Rio nas Montanhas: 450 anos de História, ocorrerá na Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha, Urca e arredores entre 01 e 03 de maio. É o maior evento do montanhismo do Brasil, reunindo a nata do montanhismo nacional e simpatizantes, com campeonato, oficinas, palestras, exibição de filmes, workshops, e, é claro, escaladas nas montanhas do maior cartão postal do RJ, o Pão de Açúcar e o complexo da Urca/Praia Vermelha.
 
Realização: FEMERJ
 
Patrocínio: Companhia Aérea Pão de Açúcr, Deuter, Adrena, FEPERJ e RioTur.
Apoio: Equinox, Makalu, A5 Escalada, Adventura, Trilhas e Rumos, Snake, Curtlo e Alpen Pass.
Apoio Institucional: CBME, UFRJ, Ciranda, Instituro Moleque Mateiro e Centro de Montanha Vidigal.
Produção: 9d Produções.
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade