Evento destacará o aspecto cultural e histórico do montanhismo carioca - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
2ª Semana Brasileira de Montanhismo (SBM)

Evento destacará o aspecto cultural e histórico do montanhismo carioca

Em 2015, a Cidade do Rio de Janeiro celebra seus 450 anos de fundação, aos pés do Pão de Açúcar. Para festejar, a Federação de Esportes de Montanha do Estado Rio de Janeiro (FEMERJ) está organizando a 2ª Semana Brasileira de Montanhismo (SBM), com o tema Rio nas Montanhas: 450 anos de História, um grande evento incluído no calendário oficial dos 450 anos do Rio, que vai acontecer aos pés do Pão de Açúcar na Urca, entre 1 a 3 de maio de 2015.

Fonte: Redação

 
O evento destaca aspectos culturais e históricos do montanhismo carioca, atividade esta reconhecida como de “valor cultural e esportivo para a cidade do Rio de Janeiro” pelo Decreto Municipal nº 31906 de 2010. Dentre a programação, estão incluídos: projeção de filmes, palestras com montanhistas, espetáculo de dança vertical contemporânea, oficina de artes para crianças com o tema de Montanhas do Rio e a exposição Rio nas Montanhas, com o foco em Montanhismo, Geologia e Sociedade. Inclui também a Abertura da Temporada de Montanhismo, evento tradicional do montanhismo fluminense, já em sua 28a edição. Todos esses eventos são gratuitos. 
 
Essas atividades têm como principais objetivos a divulgação e democratização da cultura de montanha, além da promoção de momentos de lazer e confraternização para toda a família. O evento como um todo exalta o relacionamento das pessoas com as montanhas cariocas, destacando o uso recreativo das encostas e cumes e a intensa conexão emocional que as montanhas despertam em cariocas e turistas. 
 
“O Cine Montanha na Praça tem uma função primordial na Semana Brasileira de Montanhismo na democratização da cultura de montanha. É muito bacana ver os filmes com o Pão de Açúcar ou a lua de fundo. Um espetáculo!”, declarou Alexandre Diniz, produtor do evento e do Rio Mountain Festival. O Cine Montanha na Praça acontecerá também no dias 1 e 2 de maio, das 19h30 às 21h30, numa grande tela inflável, aos pés do Pão de Açúcar, cartão-postal da Cidade Maravilhosa. 
 
Duas atividades culturais acontecem todos os dias, são elas: a exposição Rio nas Montanhas, com o tema: Montanhismo, Geologia e Sociedade, destacando aspectos geológicos, históricos, culturais e esportivos dos usos das montanhas da cidade. Além disso, estará montado permanentemente o estande cultural, integrado ao stand da FEMERJ, onde estarão disponíveis para compra, guias de escalada e de trilhas, DVDs  e produtos sobre montanhismo e o ambiente de montanha para quem quiser conhecer mais sobre o montanhismo, escalada e as montanhas.
 
No dia 01 de maio, as atividades culturais programadas são: III Congresso Brasileiro de Montanhismo e Escalada, começando às 8h; oficina de dança vertical (às 14h), com a Companhia Magno Cia de Dança, que também apresentará o espetáculo Aranhas, com coreografias de Carlos Magno (irmão do coreógrafo da Madonna), às 17h. Às 18h30min, Arno Ilgner apresentará em uma palestra, baseada em seu livro Caminho do Guerreiro da Rocha, sobre as técnicas mentais, psicológicas e emocionais para aprimoramento na escalada e na vida; essa palestra contará com tradução consecutiva. Logo após a palestra, o filme Valley Uprising (90 min.) mostrará a cultura da escalada em rocha presentes no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, em um movimento que influenciou o mundo da escalada. 
 
No dia 02 de maio, as atividades culturais programadas são: oficina de artes para crianças com o tema “Montanhas do Rio”, iniciando às 14h. Às 18h, será a hora do Mosquetão de Ouro, uma premiação aos melhores feitos do montanhismo brasileiro em 2013 e 2014. Às 18h30min, Pedro da Cunha Menezes apresentará em uma palestra que celebra a carioquice: Transcarioca: do sonho à mais carioca das trilhas. Às 19h:30min começa a sessão de cinema, com os filmes: Raízes de Pedra (8 min.), A Line Across the Sky (7 min.), El Sendero Luminoso (6 min) e O Atalho do Diabo (26 min).
 
No dia 03 de maio, é o dia dedicado à celebração da cultura de montanha através da tradicional 28a Abertura da Temporada de Montanhismo.
 
Mais informações em: www.rionasmontanhas.com.br e através do contato com a organização do evento: kika.bradford@femerj.org. 
 
Serviço:
 
- Evento: 2ª Semana Brasileira de Montanhismo, Rio nas Montanhas: 450 anos de História, 
- Local: Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha, Urca.
- Valor: Gratuitos.
 
Datas, horários:
 
Dia 01/05
08h - III Congresso Brasileiro de Montanhismo e Escalada;
09h às 17h - Estande Cultural;
09h às 17h - Exposição Rio nas Montanhas, com o tema: Montanhismo, Geologia e Sociedade;
14h às 16h - Oficina de dança vertical, com a Companhia Magno Cia de Dança
17h – Espetáculo Aranhas de Dança Contemporânea vertical, com a Companhia Magno Cia de Dança
18h30min – Palestra com Arno Ilgner “O Caminho do Guerreiro da Rocha”, com tradução consecutiva. 
19h30min – Cine Montanha na Praça: Valley Uprising (90 min.).
 
Dia 02 de maio:
09h às 17h - Estande Cultural;
09h às 17h - Exposição Rio nas Montanhas, com o tema: Montanhismo, Geologia e Sociedade;
14h às 16h - Oficina de artes para crianças com o tema “Montanhas do Rio”;
18h – Premiação Mosquetão de Ouro
18h30min – Palestra com Pedro da Cunha Menezes “Transcarioca: do sonho à mais carioca das trilhas”. 
19h30min - Cine Montanha na Praça: Raízes de Pedra (8 min.), A Line Across the Sky (7 min.), El Sendero Luminoso (6 min) e O Atalho do Diabo (26 min).
 
Dia 03 de maio:
09h às 17h – 28a Abertura da Temporada de Montanhismo;
09h às 17h - Estande Cultural;
09h às 17h - Exposição Rio nas Montanhas, com o tema: Montanhismo, Geologia e Sociedade.
 
O evento - A 2a Semana Brasileira de Montanhismo, com o tema Rio nas Montanhas: 450 anos de História, ocorrerá na Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha, Urca e arredores entre 01 e 03 de maio. É o maior evento do montanhismo do Brasil, reunindo a nata do montanhismo nacional e simpatizantes, com campeonato, oficinas, palestras, exibição de filmes, workshops, e, é claro, escaladas nas montanhas do maior cartão postal do RJ, o Pão de Açúcar e o complexo da Urca/Praia Vermelha.
 
Realização: FEMERJ
Patrocínio: Companhia Aérea Pão de Açúcr, Deuter, Adrena, FEPERJ e RioTur.
Apoio: Equinox, Makalu, A5 Escalada, Adventura, Trilhas e Rumos, Snake, Curtlo e Alpen Pass.
Apoio Institucional: CBME, UFRJ, Ciranda, Instituro Moleque Mateiro e Centro de Montanha Vidigal.
 
Produção: 9d Produções.
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade