Cine Montanha na Praça leva gratuitamente filmes de montanha à Urca

0

Nos dias 1 e 2 de maio, durante a 2ª Semana Brasileira de Montanhismo e a tradicional Abertura da Temporada de Montanhismo do Rio de Janeiro (ATM), a Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) leva até o público o Cine Montanha na Praça.

Um grande telão inflável de 12 metros de largura e 9 metros de altura, com sistema de projeção digital e cadeiras para 300 espectadores será montando ao ar livre, na Praça General Tibúrcio na Praia Vermelha, Urca e diversos filmes de montanha serão exibidos gratuitamente.
Entre as produções exibidas destacam-se:
 
Valley Uprising (Direção: Peter Mortimer, Nick Rosen e Josh Lowell; Produção: Sender Films):
A história da cultura rebelde nos EUA é retratada ineditamente nesse filme, que conta a história dos escaladores do vale do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia – Meca para escaladores do mundo todo nos últimos 50 anos.
 
Esses primeiros exploradores, inspirados por uma cultura minimalista, um tanto hippie, moravam em barracas e cavernas, procuravam comida no lixo e se refugiavam nos picos de granito para fugira do materialismo e da culturaurbana. Desenvolvendo novos equipamentos, romperam os limites do impossível na escalada e influenciaram gerações de escaladores ao redor do mundo.
 
Esse longa-metragem mostra como os escaladores viveram e transformaram o mundo da escalada, da conservação e do próprio parque de Yosemite. O filme traz ainda episódios célebres da região como o “verão da Lata de Yosemite”. 
 
Valley Uprising conta com a participação de lendas da escalada em rocha como: Alex Honnold, Dean Potter, Jim Bridwell, Lynn Hill, Royal Robbins, Warren Harding e Yvon Chouinard.
O filme ganhou diversos prêmios em festivais de cinema incluindo o Grande Prêmio no prestigioso Banff Mountain Film Festival.
 
Atalho do Diabo (Direção: Wiland Pinsdorf; Produção: Thaís Schoroder e Guilherme Cintra):
David Lama, um dos melhores escaladores do mundo, desembarca no Rio de Janeiro para um desafio ainda inédito: escalar a via “Atalho do Diabo” em apenas um dia, sem queda ou uso de equipamentos para progressão, isto é, escalando em livre.
 
Lama divide a corda com o brasileiro Felipe Camargo. O calor, o grau de dificuldade, os marimbondos e a extensão da via são alguns dos ingredientes que tornam essa escalada dramática.
 
A façanha registrada no filme pela equipe da Red Bull conta ainda com a participação de dois de seus conquistadores: Alexandre Portela e Sérgio Tartari guiam os expectadores por todos os detalhes dessa escalada de 300 metros no Corcovado, uma das vias mais difíceis do Brasil.

Serviço:
 
Valley Uprising 
Data: 01 de maio de 2015
Local: Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha Urca
Horário: 19:30
Atalho do Diabo
Data: 02 de maio de 2015
Local: Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha Urca
Horário: 19:30
 
Mais informações: www.rionasmontanhas.com.br 
 
O evento – A 2a Semana Brasileira de Montanhismo, com o tema Rio nas Montanhas: 450 anos de História, ocorrerá na Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha, Urca e arredores entre 01 e 03 de maio. É o maior evento do montanhismo do Brasil, reunindo a nata do montanhismo nacional e simpatizantes, com campeonato, oficinas, palestras, exibição de filmes, workshops, e, é claro, escaladas nas montanhas do maior cartão postal do RJ, o Pão de Açúcar e o complexo da Urca/Praia Vermelha.
 
Realização: FEMERJ
Patrocínio: Companhia Aérea Pão de Açúcr, Deuter, Adrena, FEPERJ e RioTur.
Apoio: Equinox, Makalu, A5 Escalada, Adventura, Trilhas e Rumos, Snake, Curtlo e Alpen Pass.
Apoio Institucional: CBME, UFRJ, Ciranda, Instituro Moleque Mateiro e Centro de Montanha Vidigal.
Produção: 9d Produções.
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário