Vulcão Calbuco entra em erupção no Chile - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Alerta

Vulcão Calbuco entra em erupção no Chile

Após 43 anos de inatividade, o vulcão Calbuco, localizado no Sul do Chile, entra em atividade e autoridades declaram alerta vermelho na região.

Fonte: Redação

Localizado perto de Puerto Varas e Puerto Montt, no Sul do Chile, o Calbuco que tem 2014 metros de altitude não emitia cinzas desde 1972. Na região há outros vulcões, como o Osorno, Pontiagudo e Tronador, que faz fronteira com a Argentina e é a montanha mais alta da região de Bariloche.
 
As autoridades chilenas decretaram alerta vermelho na região devido a ameaça de erupção e iniciaram a evacuação preventiva de algumas localidades cujas fumarolas são visíveis a poucos quilômetros de distância.
 
As cinzas que vulcão emitiu foram vistas também na Argentina e as autoridades começam a se mobilizar. Estas cinzas impedem que aviões voem e impactam bastante o meio ambiente. Em 2011 quando o vulcão chileno Puyehue entrou em erupção, a cidade de Bariloche ficou tomada pelas cinzas.
 
O Calbuco é terceiro vulcão mais ativo do Chile, logo após o Villarica, que fica próximo ao Calbuco e que entrou em erupção duas vezes neste ano e o Lascar, localizado no Norte do país.
 
Mais fotos da erupção do vulcão Calbuco (fonte jornal La Tercera - Chile):
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade