Jonas Leffeck e Camila Macedo vencem campeonato brasileiro de Boulder - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Etapa única

Jonas Leffeck e Camila Macedo vencem campeonato brasileiro de Boulder

O Estado do Rio Grande do Sul volta depois de anos a sediar um campeonato brasileiro de escalada. Desta vez na categoria Boulder. Camila Macedo de Curitiba venceu a categoria Pró e Jonas Leffeck, de Campo Alegre SC, levou o caneco no masculino.

Fonte: ABEE

Após anos sem ter um campeonato nacional de escalada, o Rio Grande do Sul, estado que já revelou grandes nomes da escalada esportiva no passado, como Thiago Balen e Guili Zavaschi, sediou a etapa única do Campeonato Brasileiro de Boulder.
 
A competição aconteceu no recém inaugurado Ginásio On Sight em Porto Alegre e reuniu atletas de vários locais do Brasil, mostrando que, após anos em crise, a escalada de competição pode reviver bons momentos. 
 
O campeonato foi organizado pela Associação Brasileira de Escalada Esportiva- ABEE, fundada no ano passado e que se associou à “International Federation of Sport Climbing”, a IFSC, que é a entidade que organiza competições de escalada em nível mundial. 
 
O sangue novo na organização já vem mostrando resultados e isso se consolidou com o bi campeonato da atleta paranaense Camila Macedo que pelo segundo ano seguido conseguiu vencer Janine Cardoso, que é a maior vencedora de campeonatos de escalada do Brasil, com 7 títulos nacionais. Neste campeonato houve uma mistura de gerações. Além de Janine, o experiente escalador Flávio Canteli esteve participando e conseguiu o quinto lugar no geral.
 
Na categoria principal masculina houve a ausência de Felipe Camargo, vencedor do ano passado. Assim, Jonas Leffeck de Santa Catarina conseguiu bater o novo fenômeno da escalada esportiva da atualidade, Felipe Ho e se tornou campeão brasileiro pela primeira vez. Apesar do feito inédito, Jonas está no circuito da escalada de competição desde 2009 quando foi criado o projeto Pró Escalar que deu treinamento e levantou fundos para que houvesse uma seleção brasileira juvenil que competisse no exterior. Jonas foi um dos talentos descobertos pelo projeto e o resultado está aí.
 
 
Campeonato Brasileiro de Boulder 2015, Resultados:
 
Pró Masculino
1. Jonas Leffeck
2. Felipe Ho
3. Alexandre Rajagopalan
4. Matheus Veloso
5. Flavio Canteli
6. Melquior Saviotti
7. Gustavo Veiga
 
Pró Feminino
1. Camila Macedo
2. Janine Cardoso
3. Bianca Castro
4. Thais Makino
5. Andreia Rissi
6. Anna Shaw
 
Juvenil Masculino
1. Alex Mendes
2. Matheus Buschle
 
Junior Masculino
1. Felipe Ho
2. Ian Padilha
3. Gabriel Mariutti
 
Amador Masculino
1. Nicolas Chang
2. Ulisses Sato
3. Octavio Bitencourt
 
Amador feminino
1. Patrícia Alves
2. Mariana Avelar
3. Juliana Frare
 
Senior Masculino
1. Fabio Emidio
2. Zico Nery
3. Haroldo Diniz
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade