Como foi o encontro de escalada Faroeste

0

A região oeste do Paraná foi apelidada carinhosamente de “Faroeste” por dois motivos: além de estar longe da capital e de outros grandes centros é uma região de planícies sem fim (a montanha mais próxima está a cerca de 600km). Durante muito tempo as escaladas locais permaneceram desconhecidas pela maior parte dos praticantes do esporte no Brasil.

No entanto, a região tem ganhado cada vez mais notoriedade – e isto se deve, principalmente, à realização do seu 3º Encontro de Escalada, que aconteceu nos dias 22, 23 e 24 deste mês, no Salto João e Maria, Próximo à cidade de Toledo/PR.
 
 O lugar conta com aproximadamente 80 vias de graduação entre 4º e 9º grau, espalhadas em três diferentes setores de um basalto tão escuro que causa a impressão de estar sempre molhado. Dentre estas vias, sete projetos estavam esperando pelo First Ascent (FA) – uma delas era a via “Só para loucos”, que teve a sua primeira cadena realizada pelo escalador cascavelense Douglas Zubéldia e tem como graduação sugerida 9b BR. 
 
Cerca de 100 participantes de várias regiões do Paraná participaram do evento – alguns com a sede de mandar os projetos, outros querendo escalar o máximo de vias que conseguisse e outro tanto com a vontade de rever bons amigos e curtir a good vibe da galera. Assim, depois de um sábado repleto de quedas, ralados e cadenas, a galera seguiu rumo à Fazenda Castanheira, morada temporária desse povo todo, onde puderam conferir de perto todas as dicas que o palestrante Ed Padilha, dono da empresa Conquista Montanhismo preparou sobre as escaladas em grandes paredes, matar a fome com um jantar caprichado e curtir o luau ao lado da fogueira. 
 
A soma de tudo isso tem um resultado óbvio: parceria de qualidade, muita escalada, boas conversas, bom humor e diversão! Que venha 2016, com o 4º Encontro de Escalada do Faroeste. 
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário