Corpo de Javier Callupan é resgatado no Alaska e chega à Argentina - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Com ajuda de amigos brasileiros

Corpo de Javier Callupan é resgatado no Alaska e chega à Argentina

Após um pouco mais de um mês de espera, o corpo do guia de montanha argentino Javier Callupan chega a seu país. Ele será velado no próximo dia 15. Amigos brasileiros arrecadaram mais de 4 mil reais para ajudar a família a trazer o corpo. Ele estava escalando o Denali no Alaska.

Fonte: Redação

Matéria relacionada:
 
 
Após quase um mês, o corpo de Javier Callupan, guia de montanha argentino que estava escalando o Denali, montanha de 6150 metros localizada no Alaska e que é a mais alta do Hemisfério Norte, chega à Argentina.
 
Javi, com era chamado pelos amigos, faleceu no dia 10 de Maio. Ele era bastante conhecido no Brasil por trabalhar para a agência GenteDeMontanha, de Maximo Kausch. Seus ex clientes arrecadaram mais de 4 mil reais para ajudar a família do guia de montanha a trazer seu corpo de volta.
 
A complicação no resgate do corpo de Javier se deu além das papeladas e no transporte internacional de seu corpo. Como ele faleceu numa região alta da montanha, a equipe de resgate demorou até realizar uma aclimatação para trazer ele para baixo. Infelizmente este processo foi tão lento que sua mochila e câmera fotográfica e filmadora foi soterrada pela neve e ainda não se sabe o que houve com ele ao certo.
 
Alguns médicos que trabalharam no resgate acreditam que Javier morreu de hipotermia, pois um pouco antes de seu óbito houve uma grande onda frio no Alaska. O Denali é uma das montanhas mais frias do planeta, pois ela fica muito próxima ao pólo Norte e tem mais de 6 mil metros. Lá costuma fazer temperaturas mais baixas que no Everest, no Himalaia e que no Vinson, montanha mais alta da Antártida, que são outras montanhas que fazem parte do projeto 7 cumes, o cume mais alto de cada continente.
 
O corpo de Javier será velado em sua cidade de residência, General Roca, que fica no meio da Patagônia argentina, no dia 15. 
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade