Pilar se desprende de via no Half Dome - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Escalada

Pilar se desprende de via no Half Dome

Um pedaço grande de rocha se desprendeu da via Regular Northwest Face, no Half Dome, no parque nacional do Yosemite, nos EUA, o que provavelmente deixou a escalada no local impraticável. O pilar no final da enfiada 11, a travessia na enfiada 12 e a parte de baixo da chaminé no meio da enfiada 12 desapareceram. Não se sabe exatamente quando ocorreu a queda das rochas.

Fonte: Redação * com informações do site Climbing.com

Um grupo de escaladores que tentava a via no dia 5 de julho teve que desistir da rota pois não conseguiu alcançar o grampo na parede que fica diretamente acima do que seria o platô de belay da enfiada 11. Parece que agora é impossível alcançar as chaminés das enfiadas 12 a 15 sem muita dificuldade ou ajuda de equipamentos, até que uma nova rota seja descoberta ou sejam instalados mais grampos para possibilitar novamente a travessia. Ainda é incerto quem fará esta adaptação, ou como será feito o “conserto” em uma das vias mais históricas do mundo.

A via Regular Northwest Face, no Half Dome, foi pioneira na história da escalada de big wall, sendo completada pela primeira vez em 1957. Hoje em dia, a via costuma ser escalada em um dia ou em dois dias com um bivaque.

“Tenho certeza que de um jeito ou de outro, a via poderá ser escalada novamente”, disse Dave Allfrey, um especialista em escaladas de big wall. “Talvez seja apenas uma questão de quantos grampos serão necessários. É estranho porque eu estive lá há poucos dias, e tivemos que descer da via devido a uma queda de rochas significativa, resultado de uma tempestade que ocorrera horas antes”, disse. “Graças a Deus isso não aconteceu naquele dia, quando havia 14 pessoas na base. Ainda bem que ninguém se machucou, poderia ter sido muito grave”.

Roger Putnam, um escalador e geólogo que escalou a Regular Northwest Face dia 22 de junho, disse que é provável que mais desprendimentos ocorram na rocha: “Acho que isso pode ser um processo progressivo de exfoliação da rocha. Espero que ninguém vá até lá em um futuro próximo”.

 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade