Cotopaxi tem primeira erupção desde 1940

0

O Equador acordou hoje coberto por uma novidade: cinzas do vulcão Cotopaxi. Esta erupção é a primeira que acontece desde 1940. Foram duas pequenas explosões que espalharam cinzas pela região sul de Quito. Escaladores no Cotopaxi, que tem 5897 metros de altura, ouviram as explosões durante a madrugada, após uma onde de pequenos terremotos nos últimos dias. A subida até o refúgio e o cume da montanha estão atualmente interditadas por motivo de segurança.

Até agora, pouco se sabe sobre as características da erupção, mas primeiras análises parecem apontar para explosões freáticas. Vulcanólogos do Instituto Geofísico do Equador devem sobrevoar o cume da montanha hoje à tarde para verificar eventuais mudanças. No entanto, explosões freáticas como estas podem incitar mais atividade vulcânica, se houver magma se movimentando embaixo da cratera.

Não há estado de emergência declarado, mas as autoridades locais reomendaram precaução para quem esta na área, afim de evitar a inalação de cinzas. O Cotopaxi é monitorado de perto, pois erupções que ocorreram em 1877 produziram rios de lava que correram por mais de 100 km a partir do vulcão.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário