Jon Krakauer diz que escalar o Everest foi o pior erro de sua vida

0

Em entrevista a um programa nos EUA, o autor disse que gostaria de nunca ter ido ao topo da montanha mais alta do mundo.

A fala de Krakauer, autor do clásico No Ar Rarefeito, foi sua resposta a qual conselho ele daria a alguém que planeja subir o Everest. Jon foi bastante sincero em sua resposta. Confira alguns trechos:

Jon Krakauer

Jon Krakauer

“Acho que você deve pensar muito bem no que está fazendo e porquê. Escalar o monte Everest foi o maior erro que já cometi na minha vida, gostaria de nunca ter ido, sofri por anos e sofro até hoje por causa do que aconteceu lá. O Everest é uma montanha muito perigosa, e o perigo não está no seu controle. Você precisa ser capaz de dar meia-volta. Não estou dizendo que você não deva ir, mas acho que você deve subir o Denali primeiro ou o Aconcágua. Acho que o Denali é uma expriência um pouco mais próxima de como será no Everest. Não posso dizer para ninguém não se meter em aventuras extremas, mas acho que precisamos pensar duas vezes”.

“Eu escalei pelas razões erradas. Sempre quis subir, desde criança. Fui pago, trabalhando como repórter, mas teria pagado para ir. Não estava acostumado a ser guiado. Quando você é guiado, você abdica do seu próprio julgamento, ouve o capitão. Os sherpas levam suas coisas, o que me deixou bem desconfortável. O jeito com que escalam o Everest agora não é bom, não houve boas mudanças”.
“[Escalar o Everest] Não me afetou de uma maneira positiva, e é uma decisão muito importante. Você toma decisões importantes quando seu cérebro não funciona devido à hipoxia, você está com fome. Os perigos não são tão óbvios no Everest, mas as coisas podem piorar muito de repente, lá”.
Jon Krakauer participou de uma expedição ao Everest em 1996, como repórter especial da revista Outside. A temporada foi uma das piores que a montanha já tinha vivido até então, com oito alpinistas morrendo devido a uma tempestade. Escrito por Jon no ano seguine, seu best-seller No Ar Rarefeito  é um tenso relato da tragédia que ele viu de perto. O livro inspirou o filme Everest.

Quer saber mais sobre? Assista ao vídeo sobre o acidente de 1996 no Everest:

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário