Quem é Mais Alto, o Pico Maior ou o Pico Médio?

0

Parece um pergunta sem sentido tendo em vista os nomes dessas famosas montanhas, localizadas na Serra do Mar do Rio de Janeiro. No entanto, na carta topográfica Nova Friburgo do IBGE (1:50.000), o Pico Médio de Friburgo aparece como sendo o mais alto que o Pico Maior de Friburgo, e isso tem gerado uma polêmica que atinge essas montanhas rochosas e escarpadas, que fica uma ao lado da outra. Afinal, qual é a montanha mais alta?

Os Picos Maior e Médio dominam a paisagem do Parque Estadual dos Três Picos, localizados entre Teresópolis e Nova Friburgo. Essas belas montanhas são consideradas a "Meca" da escalada tradicional brasileira, com algumas vias passando de 700 metros de extensão. O escalador, geocientista e professor da UFRJ, Antonio Paulo Faria, decidiu pesquisar a altitude das montanhas mais altas da Serra do Mar e desvendar, entre outras coisas, essa polêmica. Faria já havia medido a altitude do Pico Maior com um GPS de alta precisão (DGPS) e outros picos da região, incluindo o Caledônia e a Pedra do Sino, e nessa pesquisa havia descoberto que  o Pico Maior é 51 metros mais alto, podendo ser o mais elevado da cadeia da Serra do Mar. No entanto, surgiu a dúvida em relação ao Pico Médio, seria ele o mais alto?
 
Usando o mesmo método de determinação de altitude, Antonio Paulo escalou o Pico Médio e mediu sua altitude: 2361 metros acima do nível do mar. Com essa altitude, o Médio continua sendo mais baixo que o Maior, que tem 2366. Uma diferença de apenas 5 metros!
 
Apesar dessa pesquisa conseguir medir com detalhe a altitude das montanhas, a maioria das grandes elevações brasileiras não tem altitude bem definida. Muitas regiões são muito úmidas e de acesso difícil, o que dificulta a obtenção de dados topográficos de satélites, fazendo que a atualização de uma lista com as montanhas mais altas do país seja um trabalho bastante difícil, exigindo trabalho de campo e muito esforço. Aí pode entrar a experiência dos montanhistas, que pode auxiliar muito nesse tipo de trabalho. 
 
Foto Antonio Paulo Faria
 
Veja mais:
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário