Denali tem altura oficial alterada

0

A montanha é pouco mais de três metros mais baixo do que o que era pensado anteriormente.

O Denali tem oficialmente 6.190 metros de altitude, de acordo com o que foi anunciado na última quarta-feira pela USGS (Pesquisa Geológica dos EUA, na sigla em inglês).  A notícia foi anunciada três dias após o presidente dos EUA, Barack Obama, ter dito que o nome da montanha volta a ser Denali, ao invés de monte McKinley.

A altura oficial anterior, de 6193 metros, era baseada em uma pesquisa feita por Bradford Washburn, realizada em 1953, usando a técnica de fotogrametria, que se apoiava em fotografias aéreas para determinar a altura das montanhas (ainda não existia GPS naquela época).  

Para determinar a altura correta, pesquisadores da Universidade Fairbanks do Alasca e a empresa de pesquisa CompassData usaram aparelhos de GPS – levados por alpinistas – para medir a elevação no topo da montanha. O projeto, chamado Denali Summit Survey (Pesquisa do cume do Denali, em inglês), foi custeado por agências governamentais norte-americanos, incluindo a USGS, a National Oceanic e a Atmospheric Administration.

“Nenhum lugar chama mais atenção do público sobre sua altura exata do que o pico mais alto de um continente. É inspirador saber que podemos medir a altura deste pico magnífico com precisão", disse Suzette Kimball, diretora da USGS, em um release. “Este é um sentimento que todos podem compartilhar e celebrar, desde um explorador de sofá até um experiente alpinista”.  

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário