Alpinistas inexperientes não poderão mais escalar o Monte Everest

0

Autoridades nepalesas vão anunciar proibições para aprimorar a segunça e diminuir a superlotação do Monte Everest

Autoridades nepalesas disseram que vão apresentar regulamentos para proibir alpinistas inexperientes de subir o Monte Everest numa tentativa de melhorar a segurança na montanha.
 
O ministro do Turismo do país, Kripasur Sherpa, disse que espera que as medidas sejam implementadas a tempo da primavera, estação na qual centenas de alpinistas do mundo todo tentam alcançar o topo do pico mais alto do mundo, com 8.848 metros de altitude. “Nós não podemos deixar todo mundo subir no Everest e morrer. Se eles não estão fisicamente e mentalmente preparados, isso seria um suicídio legal”, disse Sherpa.
 
Segundo as autoridades, a permissão para escalar o Everest só será dada àqueles que provarem já ter escalado montanhas acima de 6.500 metros. Deficientes, idosos e pessoas muito novas serão banidas. A proibição para os menores de 18, para os acima de 75 e para os deficientes não afetará substancialmente os números, já que esse público é raro. No entanto, deve frustrar alguns projetos, como o do garoto norte-americano Tyler Armstrong, que planejava tentar o cume da montanha mais alta do mundo no ano que vem. 
 
Nos últimos anos, uma série de acidentes graves motivaram algumas reformas, mas ainda há muito a ser feito. O Nepal, que sofreu com um terremoto em abril, está desesperado para mostrar aos turistas que a nação é segura.
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário