Após 6 meses de tempestade trágica, carro é resgatado de montanha remota na Argentina

0

Jipe de montanhista inglesa ficou abandonado na base do Vulcão Walther Penck, um dos mais remotos 6 mil dos Andes em Catamarca, Argentina. Só após 6 meses houve condições de chegar perto do veículo.

No dia 25 de Março de 2015, uma poderosa tormenta assolou a região da Puna do Atacama entre o Chile e a Argentina. Esta tempestade provocou uma enchente catastrófica na cidade de Copiapó, deixando ilhados um grupo de brasileiros que acabara de escalar o Ojos del Salado, segunda montanha mais alta dos Andes localizada nesta região.
 
Além deste caso, a mesma tempestade provocou a morte do montanhista indiano Malli Mastan Babu, que tentava escalar o Três Cruces, quinta montanha mais alta do Andes, e ainda deixou isolado grupos de montanhistas em outras montanhas também altas e remotas, como o Llullaillaco, o Pissis e Walther Penck, onde estava Marion Brown, com seu jipe Suzuki Vitara.
 
O Walther Penck é a nona mais alta dos Andes e uma das mais remotas montanhas da cordilheira. Para chegar em sua base é preciso enfrentar cerca de 100 km de trilhas, cruzando vales com rios profundos, dunas e areia e planaltos com pedras afiadas. 
 
Marion, que é inglesa, mas mora na Argentina, foi pega de surpresa e teve que ser resgatada em helicóptero. O caminho, que já é difícil em boas condições, ficou impossível com tanta neve. Durante os 6 meses que se passaram, o frio do inverno transformou a neve em gelo e impediu qualquer aproximação ao veículo.
 
Somente no último sábado houve condições de resgate do veículo, que foi feito por Jonson Reynoso, que trabalha na cidade de Fiambalá organizando tours 4×4 na região. Jonson também ajuda montanhistas e oferece serviços de transporte para as montanhas da região.
 
A Puna do Atacama tem um clima tão extremo que os ventos quebraram todos os vidros do veículo. Os jatos de areia poliram a pintura e se a proprietária não tivesse um bom aditivo anti congelante, seria possível que o motor tivesse rachado, já que as temperaturas no inverno superam os -30 graus negativos.
 
Além do Vitara de Marion, há mais duas caminhonetes pertencentes ao grupo que tentava escalar o Pissis naquela data. No entanto Jonson ainda não conseguiu chegar até o local.
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário