Companhia aérea promete voo comercial para a Antártida

0

Icelandic air realiza teste para voar do Chile até o continente gelado

Viajar para a Antártida é uma aventura realizada somente para quem viaja em aviões militares ou navios. No entanto a empresa a Loftleidir Icelandic , uma subsidiária da islandesa Icelandair, promete impulsionar o turismo no continente de gelado levando turistas em linhas regulares. No final do mês passado a empresa realizou um teste e pousou um Boeing 757-200 ER na pista de gelo de Union Glacier, realizando o primeiro voo de uma empresa comercial na Antártida.
 
O voo inaugural da Icelandic, que transportou 50 passageiros, saiu de Punta Arenas, no Chile, no dia 26 de novembro, e durou quatro horas e meia. A operação foi uma parceria entre a companhia aérea e a Antarctic Logistics & Expeditions (ALE), uma agência especializada em viagens para o continente gelado. Além de turistas convencionais, havia a bordo cientistas, pesquisadores e montanhistas, que viajaram para escalar o Mount Vinson, o ponto mais alto do continente que faz parte do roteiro dos 7 cumes.
 
A ALE, que leva de 400 a 500 passageiros a cada verão à Antártica, costuma usar aeronaves cargueiras, como o Lockheed Hercules L-382G e o Ilyushin IL76-TD, em suas operações. Em nota, a agência afirmou que está estudando a possibilidade de manter a parceria com a Icelandic. Se isso acontecer, será a primeira rota de uma companhia áerea regular para o continente. Ainda que apenas durante os meses de verão.
 
O Boeing 757-200 ER, configurado para 62 assentos em classe executiva, no entanto, não foi o primeiro jato comercial a pousar na Antártica. Em 2009, um Airbus A319, do governo australiano, viajou da Austrália para Casey, no lado oposto do continente. Mas naquela ocasião, a aeronave estava em uma missão governamental, e não em um voo comercial.
 
A companhia ainda não divulgou quanto irá custar as passagens.
 
 
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário