Montanhistas são resgatados na Serra do Quiriri

0

Montanhistas ficaram perdidos na Pedra da Tartaruga, montanha localizada em Garuva SC, na divisa com o Paraná e foram resgatados pelo Grupo de Resgate em Montanha (GRM) de Joinvile e pelos Bombeiros Militares.

No ultimo final de semana, um grupo de montanhistas que pretendia realizar a Travessia Monte Crista x Pedra da Tartaruga, na Serra do Quiriri em Garuva, Santa Catarina se perdeu na mata e teve que pedir resgate. Como a região fica na divisa entre Paraná e Santa Catarina, o grupo solicitou resgate aos Bombeiros Militares do primeiro estado que utilizaram uma aeronave para tentar localizar as vítimas sem sucesso devido a nebulosidade. 
 
Devido as dificuldades, o Grupo de Resgate em Montanha (GRM), um grupo de montanhistas voluntários de Joinvile, foi acionado por volta das 23h da segunda feira para auxiliar nas buscas. De acordo com Sergio Oliveira Neto, coordenador do GRM, os montanhistas perdidos passaram as coordenadas de onde estavam, e esclareceram que não tinham condições de continuar avançando, e razão do desgaste físico, e da desorientação para prosseguir na descida para a BR – 101 (final da trilha).
 
Uma guarnição dos bombeiros militares tentou fazer a subida da montanha, mas por causa da chuva, noite se aproximando, e dificuldade de progressão na mata/montanha, tiveram que abortar a missão. No dia seguinte, terça-feira, às 5h30min da manhã uma equipe do GRM, e mais 2 integrantes dos Bombeiros Militares do PR começaram a subir a montanha. A chuva e o terreno encharcado dificultaram a progressão.
 
Por volta das 14h as vitimas foram localizadas. Estavam molhadas, com princípio de hipotermia, e sem condições de progredir sozinhos, sendo conduzidos para baixo da montanha, até o fim da trilha. Por volta das 16h30min todos já estavam em segurança fora da trilha, às margens da rodovia BR – 101.
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário