Fernanda Maciel escala o Aconcagua a partir de Horcones e bate recorde - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Desta vez saindo da portaria do parque

Fernanda Maciel escala o Aconcagua a partir de Horcones e bate recorde

Vinte dias após ter escalado o Aconcagua a partir do acampamento base Plaza de Mulas, a ultra corredora de montanha brasileira fez cume agora partindo de Horcones, onde fica a portaria do parque que abriga a montanha mais alta dos Andes.

Fonte: Redação

Pela primeira vez na história uma mulher parte da entrada do Parque Provincial do Aconcagua, vai até o cume de 6962 metros de altitude e regressa em menos de 24 horas e esta mulher é ninguém mais, ninguém menos que a brasileira Fernanda Maciel.
 
Fernanda realiza o feito inédito apenas 20 depois de ter batido outro recorde, que foi ter saído do acampamento base e chego ao cume da maior montanha dos Andes em 14 horas e 10 minutos. Apesar do recorde do primeiro feito, esta ascensão só tinha sido realizada por uma mulher uma única vez, Popi Spagnuoli da Argentina que em 2004 fez o percurso em 12:00 (somente ida).
 
O resultado ao que parece não deixou a ultra maratonista satisfeita. Isso porque ultimamente o desafio deixou de ser fazer cume de Plaza de Mulas e começar no inicio do parque, onde começa a trilha na localidade de Horcones a 2950 metros de altitude, num percurso que foi realizado em menos de 24 horas pela primeira vez na história somente em 2000 pelo top climber argentino Willie Benegas. Dali são cerca 75 quilômetros de corrida (ida e volta) e 4 mil metros de desnível (8 mil acumulado!).
 
No ano passado o montanhista suíço/equatoriano Karl Eglof bateu o recorde pertencente ao espanhol Kilian Jornet e realizou o percurso ida e volta em apenas 11 horas e 52 minutos! Até então a única mulher a realizar a façanha foi a argentina Maria Mackern, que foi inclusive a segunda pessoa a realizar o desafio em 2002 em 17 horas e 30 minutos. No entanto Maria não retornou a Horcones no mesmo dia.
 
Fernanda Maciel fez o trajeto Horcones x cume do Aconcagua x Horcones em 22 horas e 52 minutos. Se tornando a primeira mulher a realizar o percurso em menos de 24 horas no mundo.
 
Veja mais:
 
 



Publicidade:


Serviços Especializados


GenteDeMontanha

Publicidade

Publicidade