Vias de Escalada no Itapiroca

0

O Morro do Itapiroca é a quinta montanha mais alta do Paraná. Localizada na Serra do Ibitiraquire, onde fica o Pico Paraná. O Itapiroca é conhecida como sendo uma montanha de trekking, mas em suas vertentes há paredes rochosas que permaneciam intocadas, até receberem as primeiras vias de escalada recentemente pela Associação Nas Nuvens Montanhismo.

Em Setembro de 2015, integrantes da Associação Nas Nuvens Montanhismo visualizaram a possibilidade de abertura de vias de escalada no Morro do Itapiroca. O Grupo que já tinha uma relação com a montanha, pois desde 2004 participa do Projeto Adote uma Montanha da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), realizando mutirões, resgates, sinalização e limpeza no local.
 
Fascinados pela beleza da parede e potencial para abertura de vias de escaladas, o grupo realizou um planejamento detalhado e iniciou o processo de conquista em novembro de 2015 com a colocação da primeira proteção na via "10 anos", assim batizada em homenagem ao aniversário de 10 anos que o NNM completou em 2015. Na investida seguinte, já em 2016, eles contaram com a ilustre presença do amigo Julio Fiori, o qual realizou a colocação da primeira chapa da segunda via, sendo ela então batizada de "Véio Loko", uma homenagem ao amigo.
 
O setor conta com mais 2 vias, totalizando 4 vias com graduações entre 4º Sup e 7a, todas com chapas inox num granito sólido e de excelente grip.
 
Para quem assim como nós não abre mão de estar na montanha, curtir um visual incrível na mais completa harmonia com a natureza, o setor de escalada do Itapiroca é o lugar perfeito.
Com uma bela caminhada de aproximação, vias desafiadoras e linhas naturais incríveis, o novo setor é uma ótima opção de preparação física, logística e técnica para quem pretende escalar vias tradicionais mais complexas.
 
O Nas Nuvens Montanhismo em parceria com a Fazenda Rio das Pedras disponibilizará na portaria da fazenda os croqui das vias, que poderão ser solicitados pelos escaladores.
Acesso: Seguir pela trilha normal de acesso ao cume do Itapiroca, sinalizada por fitas na cor vermelha após o cruzo com a trilha do Pico Paraná. Após passar pela pedra onde está instalado o único degrau de metal a trilha fica ligeiramente plana, voltando a subir em uma curva para a esquerda. Nesse exato ponto a trilha para o setor de escalada segue ligeiramente para baixo, a direita. Logo no inicio será possível identificar as fitas amarelas e mais adiante a placa indicativa.
 
 
Vias:
 
1 – Raimunda* 4º Sup (Alisson Wozniak, Juliano Santos, Natan Fabricio e Rodrigo Xandão)
2 – Sonífera Via – 6° Sup (Juliano Santos e Natan Fabricio)
3 – 10 Anos – 5º grau (Nas Nuvens Montanhismo)
4 – Véio Loko – 7a (Alisson Wozniak, Juliano Santos, Julio Fiori, Natan Fabricio e Rodrigo Xandão)
 
Material necessário: 7 costuras e 1 corda de 60 metros.
 
*Observação: Necessário 2 rapéis na via Raimunda. Utilize as chapas duplas no meio da via.
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário