Incêndio devasta metade do Morro do Araçatuba – PR - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Incêndio

Incêndio devasta metade do Morro do Araçatuba – PR

Um incêndio de grandes proporções devastou metade do Morro do Araçatuba, montanha localizada na Serra do Mar paranaense.

Fonte: Redação

Um incêndio de grandes proporções devastou metade do Morro do Araçatuba, um tradicional destino de montanhismo localizado no munícipio de Tijucas do Sul no Paraná.
 
O incêndio começou no domingo pela manhã e devido à vegetação seca e ao vento, se propagou rapidamente, perdendo o controle por completo e queimando metade da montanha. Montanhistas que estavam no local na hora do incêndio acham que o mesmo foi provocado por uma bituca de cigarro, mas não há confirmação.
 
Um grupo de voluntários tentou conter as chamas, mas não conseguiram. Os mesmo chamaram os bombeiros, mas não foram atendidos.
 
Incêndios são comuns naquela montanha, que é a que mais tem vegetação campestre da serra do Mar paranaense, uma vegetação natural, mas que devido ao fogo se mantém na paisagem. No entanto queimadas de grandes proporções não ocorriam há um bom tempo.
 
Um dia antes, no sábado, houve o registro de uma grande e prolongada chuva na região devido a passagem de uma frente fria. A intensidade e o grande volume de chuva obrigou o cancelamento de uma prova de corrida de montanha que ocorreria no local. No entanto apenas um dia sem chuva foi suficiente para que a vegetação ficasse seca o suficiente para possibilitar a queimada. Se houvesse a chuva no dia anterior, provavelmente o incendio seria maior.
 
Apesar de ser um dos principais atrativos naturais de Tijucas do Sul e atrair visitantes do país inteiro, o Morro do Araçatuba não é protegido sob a forma de uma unidade de conservação. 
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade