Alpinista indiana escala o Everest duas vezes em uma semana

0

Anshu Jamsenpa, de 37 anos, chegou neste domingo (21) pela 2ª vez ao topo da montanha. Conheça os recordes de acensão da montanha mais alta do mundo.

Uma alpinista indiana, Anshu Jamsenpa, de 37 anos, chegou neste domingo (21) ao topo do Monte Everest. O fato foi divulgado pela mídia comum como sendo um recorde, mas an verdade, de acordo com o historiador do montanhismo Rodrigo Granzotto Peron, há inúmeros casos de pessoas que escalaram duas vezes o Everest em menos de uma semana. O recorde é três dias. Vários outros sherpas fizeram em 5, 6 ou 7 dias.
 
O verdadeiro recorde da indiana é que ela tornou-se a primeira mulher a escalar 2x o Everest numa mesma temporada em dois anos diferentes (ela fez 2vezes na temporada de 2011 e agora outras 2 vezes agora em 2017). Do ponto de vista masculino, o recordista é o Phurba Tashi Sherpa (da agência Himex), que escalou 2x ou 3x numa mesma temporada em sete anos diferentes (um fenômeno). Phurbu está atacando o cume da montanha hoje e se confirmar a façanha, será o sherpa que mais vezes escalou o Everest, 22 vezes!
 
Jamsenpa, que tem dois filhos, fez cume na montanha no dia 16 de maio. Ela desceu para descansar na base e retornou ao teto do mundo pela segunda vez 5 dias mais tarde.
 
Até então apenas uma mulher havia escalado o Everest duas numa única temporada. Isso aconteceu 2012 com a montanhista nepalesa Chhurim Sherpa. No entanto, Chhurim não repetiu a escalada tão rápido.
 
Jamsenpa não divulgou o que a motivou em escalar a montanha duas vezes num período tão curto.
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário