Mariano Galván e Alberto Zerain estão desaparecidos no Nanga Parbat

0

Montanhista argentino e espanhol estavam se destacando após uma série de escaladas a montanhas acima de 8 mil metros. Eles estavam escalando a Aresta Mazeno na montanha paquistanesa.

Conhecida como “Montanha da Morte” e famosa após a tragédia que vitimou Günther Messner, irmão de Reinhold Messner na década de 1970, o Nanga Parbat pode ser palco de mais uma tragédia, desta vez envolvendo dois dos mais destacados montanhistas da atualidade: Mariano Galván da Argentina e Alberto Zerain da Espanha.
 
A dupla de montanhistas já havia realizado diversas ascensões a montanhas de 8 mil metros com sucesso, fazendo inclusive escaladas que chamavam atenção pela ousadia e destreza. Em especial a Mariano, carinhosamente chamado de “Marianito” em Mendoza na Argentina onde mora, que é considerado um dos melhores montanhistas de seu país e um destaque.
 
Galván e Zerain estavam ascendendo o Nanga Parbat (8126 metros), no Paquistão pela Aresta Mazeno e estão sem comunicação desde sábado, dia 24. Eles tinham um rastreador pessoal que de acordo com a última mensagem os localizava em um ponto da montanha a 6112 metros de altitude, fora da rota e abaixo da aresta. Pela localização, pode-se interpretar que eles sofreram uma queda.
 
Um helicóptero do exército do Paquistão tentou sobrevoar a área hoje, mas o mal tempo impediu que pudessem ter qualquer contato visual. Os resgates na região são realizados apenas pelo exército, o que dificulta uma ação mais ágil, uma vez que as forças armadas do país muçulmano precisam obedecer uma série de procedimentos burocráticos.
 
O site espanhol Desnível publicou uma nota dizendo que é muito difícil encontrar os montanhistas com vida por conta da altitude em que se encontram e o tempo em que estão desaparecidos, sem comida e sem proteção do frio.
 
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário